Nesta quarta-feira 24 de maio, os servidores públicos do município de Pintadas foram até o ministério público em Ipirá solicitar ao Dr. Augusto Joaquim que intervenha como mediador para buscar a resolução do impasse que provocou a greve em Pintadas que perdura desta quarta feira dia 17 de maio.

Entenda melhor a situação:

Segundo apuramos, desde o mês de janeiro de 2017 representantes dos servidores públicos do município de Pintadas reivindicam o pagamento de reajuste de salários, piso salarial dos professores, progressão horizontal, 1/3 de férias, entre outros. Em janeiro foi realizado a primeira conversa com o Secretário de Educação e Vice-Prefeito Carlos Alberto para tratar das reivindicações, naquele momento as demandas foram levadas ao prefeito João Batista do DEM, porém sem sucesso. 

Compromissados com o município, no mês de fevereiro e as presas os professores concordaram em aprovar o calendário escolar com 13 sábados letivos e abrindo mão de 15 dias a menos do seu recesso junino.

Durante todo este período os servidores liderados pelo Sindicado dos Funcionários Públicos de Pintadas procuraram resolver a questão em rodas de negociação e não obtiveram êxito, até que na última segunda feira dia 15 de maio, o município através da sua secretaria de administração, encaminhou comunicado a assembleia extraordinária convocada para o dia, avisando que não iria reajustar os salários dos servidores, sobre a alegação do índice de pessoal do município se encontrar em 62,04, descumprindo a lei de responsabilidade fiscal.

Em função do exposto em assembleia extraordinária, os servidores optaram pela greve geral, pois entenderam que o argumento utilizado pelo município é contraditório, pois o município já nomeou 62 cargos, sendo que alguns ganharam gratificação maior que o próprio salário, foram criados através de lei municipal cargos administrativos com valores elevados, foram realizados desvios de função, contratações diretas enquanto servidores concursados estão em casa, terceirizações de pessoal, etc. Registra-se que vários municípios já fizeram o repasse do ajuste salarial, inclusive referente ao retroativo do meses anteriores.

Por fim, na última assembleia os servidores públicos de Pintadas, realizada segunda feira, dia 23\05 os servidores decidiram levar a situação ao ministério público com sede no município de Ipirá e aguardam posicionamento do Governo Novo tempo.





Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem