A mobilização em prol do Dia Mundial do Brincar para as escolas da Rede Municipal de Ensino de Mairi, promovido pela Secretaria de Educação que oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental I, voltadas para educadores, pais, mães e responsáveis, o Dia B foi comemorado no dia 18 de maio. Ação como essa, buscou resgatar a importância do brincar, desenvolvendo experiências ao ar livre, ressaltando os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento integral de meninos e meninas, chamando a atenção da sociedade para os momentos destinados a essas atividades no cotidiano das crianças. Afastando-se a ideia de que a brincadeira corresponde a um tempo ocioso e sem utilidade, este movimento defende que, além de divertidas, as brincadeiras também desenvolvem habilidades fundamentais, como resiliência, trabalho em grupo, liderança, criatividade e habilidades motoras.

A ação tem como principal objetivo contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar na infância. O brincar deve ser praticado todos os dias e consolidado sempre, e esta foi uma oportunidade de reforçar a sua importância.

É preciso contagiar a todos para que percebam que mesmo sem muitos recursos, o que importa é o espírito da brincadeira. Não esquecendo que o brincar é da natureza do ser humano, é essencial para o seu desenvolvimento visto que a sociedade está evoluindo com menos tempo e espaço para que as crianças brinquem.

O Dia de Aprender Brincando movimentou milhares de escolas, professores e crianças ao redor do mundo. Garantir o direito de aprender e brincar, especialmente ao ar livre, é uma tarefa coletiva que deve ser assumida por todos os agentes do território comprometidos com uma infância feliz e saudável.

#DiadeAprenderBrincando































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem