Na noite desta segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017, foi realizada a abertura da Jornada Pedagógica de Mairi, com o tema: O saber docente: desafios contemporâneos no contexto escolar.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Centro Cultural). Aconteceram credenciamento, abertura com formação da mesa das autoridades, execuções dos hinos Nacional e Municipal, pronunciamentos e palestra, finalizando com Coffee Fruitt Cake e apresentação de voz e violão com o cantor Wagner Silva. 
Fizeram parte da mesa: o Secretário da Educação, Nilcelio Sacramento de Sousa, o prefeito Jobope, o vice-prefeito Gustavo, o presidente da Câmara de Vereadores, Mundinho do Bar, o presidente da APLB/Sindicato, Adelson Oliveira, o Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Tchuca Rios e o Secretário de Assistência Social, Carlos César.

O espaço estava lotado. Depois dos pronunciamentos do prefeito Jobope, do vice-prefeito Gustavo e dos outros membros da mesa, aconteceu uma belíssima palestra com o professor Dr. Antônio Mateus Soares.
O professor Dr. Antônio é (Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Professor dos Programas de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB e do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade - MPED da Universidade do Estado da Bahia - UNEB); Professor Doutor pela UFBA/USP e Doutor Honoris Causa pela Academia de Letra do Brasil - Estado Minas Gerais).

Entrevista depois da palestra

O palestrante e professor Antônio Mateus Soares, ressaltou em sua fala no debate a importância de instituir a relação aos múltiplos saberes, assim estabelecendo aos educadores que devem reger o ensino para além do saber formal. É importante que o professor trabalhe com múltiplas inteligências, e essas múltiplas inteligências devem estruturar as relações de aprendizagem.

Nessa perspectiva a conferência que foi realizada  pelo Professor Antônio Mateus Soares, tinha como objetivo apontar novos horizontes, para o universo de distopia que hoje assola o Brasil, buscando elevar a autoestima dos professores, até porque, professores devem ser valorizados, buscando também a elevação da autoestima dos professores, a validação do papel do educador na transformação da sociedade, dando um novo significado a situação que vivem atualmente, a desesperança de  um novos horizonte e possibilidade de mudança.

De acordo com Antônio, a jornada pedagógica 2017 de Mairi, possibilitou novas expectativas para o ano letivo de 2017, e isso é muito positivo. Certamente, professores que participaram desse diálogo, vão iniciar o ano letivo de 2017 com mais fôlego e disposição para levar uma educação de qualidade para todo o seu alunado do município e munícipes de modo geral.

Ainda segundo Antônio, outra questão é a necessidade de uma vinculação mais efetiva entre a família e escola. "Família e escola devem ser duas instituições parceiras, através dessa parceria, é que realizamos uma educação transformadora. Como todos nós sabemos, a escola é uma mola propulsora para o desenvolvimento humano e para o desenvolvimento de qualquer município. Enquanto pesquisador, enquanto professor de Universidade Federal, eu fiquei muito feliz pelo diálogo e por todo o trabalho que foi realizado aqui. Eu tenho certeza que o ano 2017 promete na educação de Mairi", disse o professor Dr. Antônio Mateus Soares.

Confira nos vídeos a baixos, os pronunciamentos do prefeito Jobope, do vice-prefeito Gustavo e a palestra do professor Dr. Antônio.

Da redação do Blog Agmar Rios.








Veja mais fotos:






























Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem