Uma reunião para apresentação do CAR/CEFIR, foi realizada em Mairi, com a presença de Rafael, Engenheiro Florestal da Saltus Consultoria Ambiental e Florestal.

O evento foi realizado neste sábado, 03 de dezembro de 2016, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). 

Sobre o projeto na Bahia

O CAR vem sendo implementado desde 2012, sendo denominado Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), conforme previsão da Lei Estadual Nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006. Além de atender aos requisitos preconizados pelo novo código, o CAR nesse estado inclui a solicitação de autorizações referentes ao licenciamento ambiental e à outorga de uso dos recursos hídricos. O objetivo é que o CAR seja o instrumento por meio do qual sejam solicitados e aprovados todos os atos que dependam de autorização do órgão ambiental.

Beneficiários

Proprietários ou posseiros de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais de 161 municípios baianos que desenvolvam atividades agrossilvipastoris, inclusive, se for o caso, os assentamentos e projetos de reforma agrária e as comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território, além do governo do estado e dos demais proprietários ou posseiros de imóveis rurais baianos, por meio das ações de capacitação e aprimoramento de infraestrutura de apoio ao CAR.

Aonde e como se cadastrar

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é eletrônico no Estado da Bahia, é realizado através da plataforma CEFIR. Para auxiliar os proprietários rurais da Bahia, em parceria com a INEMA e SEIA, a Saltus fará gratuitamente o cadastro para produtores com propriedade de até 240 hectares para o município de Mairi. Para mais informações, procure o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ou a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.










  

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem