A Secretaria Municipal da Saúde de Mairi, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, está intensificando as ações de controle das Arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), provocadas pelo Aedes aegypti, realizando bloqueios focal e perifocal de criadouros em situações de casos suspeitos.

Até o momento não há casos confirmados no Município. De acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em Junho de 2019 apontou que o município está com 3,1% de infestação.

Houve um declínio considerável dos níveis de infestação, porém, o percentual ainda coloca a cidade em alto risco de epidemia pelo Ministério da Saúde. A maior parte dos focos foram identificados na região intradomiciliar, em depósitos de armazenamento de água como tambores e caixas d`água.

Para evitar a proliferação do mosquito em casa, é possível realizar cuidados básicos, como manter as calhas sempre limpas, colocar garrafas viradas com a boca para baixo ou fechadas com a tampa, limpar e preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais, entre outros. O uso de repelente também é uma forma de proteção, mas individual.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br






Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem