Com o objetivo de estimular a saúde e o bem estar de cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde de Mairi, através da Vigilância Sanitária, irá promover a castração de animais domésticos (cães e gatos), entre os dias 13 e 17 de maio, no castra móvel, que irá ficar entre o Ginásio de Esportes e a Unidade de Saúde Dilton de Oliveira.

Antes do procedimento, será feito um cadastro na Secretaria de Saúde e também por agentes comunitários de saúde.

Atenção para alguns requisitos: os animais não devem estar doentes; devem ser maiores de 5 meses e ser mantidos em um jejum prévio de 6h anterior ao dia da cirurgia. A recuperação do animal cirurgiado leva de 7 a 10 dias.

A Secretaria pede ainda a população que aqueles que alimentam e/ou tem amparado algum animal de rua que os traga para ser castrado.

Benefícios da castração

A superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública. A maior parte dos animais não consegue um lar, ficando pelas ruas, procriando indesejadamente, com sede, fome, sem abrigo, doentes, correndo riscos de atropelamento e maus tratos.

A única e eficaz maneira de não permitir que isso aconteça é castrando seu animal.

Castração não é uma forma de mutilar o animal e sim de prevenir algumas doenças graves e evitar o abandono de filhotes impedindo as ninhadas indesejadas, praticando assim, a posse responsável.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem