Com o objetivo de empoderar os profissionais que atuam na área da Educação Infantil de Mairi, a Coordenadora Técnica responsável, Profª Ana Carla Pimenta, preparou o I Workshop em “Primeiros Socorros na Primeira Infância” juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, com foco no ambiente escolar.

A atividade, que aconteceu nesta quinta-feira (14), visa possibilitar que os profissionais da Educação Infantil consigam agir em situações emergenciais, enquanto a assistência especializada não for proporcionada.

Durante o workshop, foram repassadas técnicas de primeiros socorros, dando ênfase nos casos de acidentes domésticos com a população infantil. A equipe do SAMU envolveu os professores de forma dinâmica e participativa. A interação contribuiu para a troca de conhecimentos através dos exemplos demonstrados na palestra.

Conforme o Coordenador do SAMU/Mairi, Enfº Danilo Almeida, a informação gera conhecimento e esses encontros contribuem para ajudar a salvar vidas. “Mostramos noções básicas de como identificar um problema, o objetivo é sair daqui com um pouco mais de informação e com uma visão melhor a respeito do cuidado e o que fazer para ajudar um paciente até a chegada da equipe do SAMU em determinadas situações”, explicou Danilo Almeida.

O serviço do SAMU existe em Mairi desde 2013 e realiza em média de 15 a 25 atendimentos por mês, atendendo o município de Mairi e região em casos de urgências e emergências. Para o Enfº Danilo, esse é um serviço essencial para a população. “Na Secretaria de Saúde de Mairi, o SAMU integra um grande serviço de atendimento, sabendo-se que a viatura de Mairi e USB (Unidade de Suporte Básico) é composta por técnico de enfermagem e condutor socorrista em plantões de 24 horas”.

“Essa palestra em muito contribuiu para ampliar os conhecimentos sobre noções de primeiros socorros para os professores da Educação Infantil, além de já ser uma Lei Federal sancionada em outubro de 2018, Lei 13.722/28, em que todas as escolas precisam se adaptar a mesma”, concluiu a Profª Ana Carla Pimenta.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br














































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem