Muitas pessoas que vem acompanhando a evolução das Guardas Municipais no Brasil, estão na expectativa de mais um concurso para essa categoria na Bahia, que deverá ocorrer no município de Baixa Grande.

A Guarda Municipal de Baixa Grande já existe a pouco mais de 15 anos, onde nos últimos três anos esses agentes vem buscado se organizar bastante, tanto de maneira administrativa, como na jurídica e operacional, na qual neste último ano de 2018 juntamente com a gestão municipal buscaram a reorganização da instituição por meio de Lei Municipal, efetivando a existência desse órgão em Baixa Grande, assim como também a implantação da gratificação de periculosidade e do estatuto próprio com o plano de cargos e carreiras, onde os vereadores também deram apoio na aprovação desses projetos na Câmara Municipal, implantaram também o comando exercido por uma guarda municipal de carreira, número 153 de atendimento da população pela GM, conseguiram coletes balísticos, fardamentos padronizados, capacetes antitumulto para serem usados em eventos e operações especiais, a sede para a Guarda Municipal e viatura padronizada para a realização das patrulhamento motorizado na cidade e zona rural.

A atuação da Guarda Municipal de Baixa Grande tem sido muito importante para o fortalecimento da segurança pública local, onde também age com a Polícia Militar e a Polícia Civil, mantendo a ordem pública e buscando garantir a tranquilidade para a população. Os agentes da Guarda Municipal de Baixa Grande inclusive fazem uso de armas de fogo após participarem de treinamento especifico e conseguirem o salvo conduto junto a Justiça.

O Poder Público Municipal já selecionou uma empresa para conduzir o certame, e o edital para o concurso da Guarda Municipal de Baixa que seguirá os requisitos mínimos para o ingresso nessa carreira conforme a Lei Federal nº 13.022/14, juntamente com outros cargos na Prefeitura já está sendo feito, e em breve será divulgado, possivelmente ainda neste mês de fevereiro.

Para concorrer ao cargo de guarda municipal, o candidato deverá ter ensino médio completo e mínimo de 18 anos de idade, na qual passará pelas etapas de provas escritas, teste de aptidão física, avaliação psicológica e de idoneidade moral. Como benefícios terá um salário base de um salário mínimo e meio, mais gratificação de periculosidade de 30% sobre o salário base e também plano de cargos.

Fonte: Informe Azul Marinho

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem