As equipes de resgate que atuam em Brumadinho (MG) anunciaram nesta terça-feira que o número de mortos encontrados em meio à lama de rejeitos da mineradora Vale subiu de 65 para 84 após o quinto dia de buscas. Ainda restam 276 pessoas desaparecidas. Das vítimas resgatadas hoje, três estavam em um ônibus que já havia sido localizado anteriormente e duas foram encontradas na região para onde foram arrastados funcionários que estavam no refeitório da empresa (a área foi reconhecida graças a botijões de gás que faziam parte da cozinha e que estavam próximos aos corpos).

Dos 84 mortos, 41 foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. Por enquanto, o reconhecimento dessas pessoas tem sido feito por meio da análise de impressões digitais. Os resgates somam 192 pessoas, enquanto 391 informes de paradeiro foram enviados às autoridades.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, a precisão das buscas desta quarta-feira deve ser ainda maior graças a definição de um perímetro exato onde podem estar as vítimas do refeitório (além dos botijões, itens de mobiliário também contribuíram para o processo). Os trabalhos de resgate seguirão com início marcado para às 4h, com previsão de término para 20h.

Hoje, os bombeiros começaram a usar uma retroescavadeira para resgatar corpos presos no veículo. A lama no Córrego do Feijão ainda permanecia instável, mas já permitia a entrada das máquinas.

Mais cedo, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, disse a jornalistas que 15 pessoas foram localizadas nesta terça-feira com a ajuda de militares israelenses. Eles estão contribuindo com esforços e com equipamentos tecnológicos, como câmeras, radares e geolocalizadores de celular.

Fonte: O Globo 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem