Secretaria de Saúde de Mairi realizou Semana de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária Municipal, realizou diversas atividades na Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti, que aconteceu entre 26 e 30 de novembro. O Dia D foi comemorado dia 30.

No período, foram realizadas palestras com escolares, tratamento biológico e químico, orientação aos feirantes e comerciantes durante a feira livre, e atualização com os Agentes de Endemias.

O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em 2018 apontou que o Município está com 11% de infestação. Houve um declínio considerável dos níveis de infestação para 5,7%, porém, o percentual ainda coloca a cidade em alto risco de epidemia pelo Ministério da Saúde. A maior parte dos focos foram identificados na região intradomiciliar, em depósitos de armazenamento de água como tambores e caixas d`água.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Emanuelle Oliveira, ressalta que o combate ao mosquito não pode parar e, por isso, precisa do envolvimento de toda a comunidade e órgãos públicos. “Precisamos nos mobilizar e que cada um faça a sua parte, mas também é hora de unir forças, redobrar a atenção e orientar a população para tudo que possa acumular água parada. Evitar proliferação do mosquito depende de cada um de nós”, alertou.

A Secretaria Municipal de Saúde pede para a população ficar atenta aos quintais de suas casas, sinalizar a Secretaria de Saúde sobre imóveis inabitáveis para que seja realizada uma vistoria na busca de possíveis focos do Aedes Aegypti. É importante também estar atento ao horário de recolhimento do lixo para que os animais não espalhem pelas ruas, dessa forma contribuindo para proliferação de doenças”, enfatiza o coordenador da Vigilância Sanitária, Danilo Almeida.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br
































Secretaria de Saúde de Mairi realizou Semana de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti Secretaria de Saúde de Mairi realizou Semana de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti Reviewed by Agmar Rios on 12/04/2018 08:25:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário