A Secretaria Municipal de Saúde de Mairi uniu arte e informação na tarde da última quarta-feira (12), na Terceira Etapa do Vinculação de Gestantes com o Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães (HDLEM). É o momento para as gestantes conhecerem o local do parto, promovendo uma sensação de apoio e acolhimento durante o trabalho de parto.

A atividade começou com uma palestra da enfermeira Tatiane Fernandes, que falou sobre os tipos de parto, documentos e materiais necessários na chamada bolsa de maternidade. Já a Assistente Social do Nasf, Patrícia Cruz, abordou temas como a lei do acompanhante no pré-parto, parto e pós-parto, quebrando alguns mitos sobre direitos da gestante.

“O pré-natal deve dispor de momentos marcantes na vida das gestantes e, para isso, o preparo para o momento do parto deve ser algo prazeroso e com bastante conhecimento. Dessa maneira, a vinculação propõe que as gestantes criem vínculos com a equipe que irá recebê-las para prestar os cuidados individualizados. Isso possibilitará às gestantes e aos seus acompanhantes sensação de conforto e apoio durante o trabalho de parto”, afirmou a coordenadora da Rede Cegonha, Edna Barbosa. “Nós, profissionais, devemos ser acima de tudo humanos e buscar sempre uma qualificação na nossa assistência, tendo como benefícios a melhoria da saúde na população mairiense”, concluiu.

Emoção e alegria
Para tornar o momento ainda mais mágico e prazeroso, as futuras mamães foram presenteadas pela Enfermeira Indira Nunes com uma arte gestacional, uma pintura de uma criança dentro de um ventre. Além disso, elas também foram contempladas com um ensaio fotográfico.

Para a gestante Poliana Boccanera, o momento foi de muita aprendizagem e alegria. “Que maravilha foi esse encontro, essa tarde, esse momento mulher, esse momento mãe, esse momento amigas… Muito obrigada, gostaria de agradecer a Secretaria de Saúde de Mairi, em especial a vocês que fizeram parte não só desse momento, mas que vem fazendo parte de toda minha gestação. Desde o início, eu sempre fui tratada com muito carinho, muita atenção. Foi uma tarde maravilhosa com palestra, com momento beleza, momento que nos sentimos mais pertinhos de nossos filhos, foi muito bom!”, descreveu.

Ainda segundo Poliana, o momento de vinculação faz com que as mães passem pela gestação com mais tranquilidade. “A gestação é um momento delicado, gera muitas dúvidas e inseguranças. Vocês (profissionais da saúde) vêm com toda bagagem e tornam essa jornada mais leve. Há 14 anos tive meu primeiro filho e não tive um acompanhamento e conhecimento tão detalhado como hoje. Agora, vou ter minha filha com muito conhecimento e informação por causa desse pré-natal. Só tenho a agradecer”, admitiu.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Veja mais fotos:









Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem