Reconstrução, para centenas de famílias de Santaluz, na região sisaleira da Bahia,  já não é apenas uma palavra – é uma forma de encontrar novos sentidos e horizontes para a vida. Este é o sentimento de pessoas como o senhor José Rafael Bispo Souza, de 62 anos, perdeu todos os bens e viu sua casa ser destruída em poucos minutos pela água da forte chuva acompanhada de raios e trovoada que atingiu o município na noite desta segunda-feira (3).

O idoso, que morava na Invasão do Açude Alegreto, conta que foi surpreendido pelo temporal. “Parecia um tsunami vindo acabando com tudo. Além de derrubar as paredes, a água levou fogão, botijão e móveis. Não deu tempo de tirar nada. Até meu carro que estava na garagem foi arrastado cerca de cem metros e só parou porque ficou preso numa alvenaria”, descreve.
A situação do filho de seu José, o mecânico Ednei de Oliveira Souza, de 25 anos, é bem parecida com a do pai, que é seu vizinho. “A água também inundou a minha casa e invadiu um anexo onde funciona a minha oficina. Além do prejuízo com os móveis, eletrodomésticos e ferramentas, três carros foram arrastados pela enxurrada. É muito triste, mas a gente sabe que apesar disso tudo chuva é benção. Só nos resta chamar por Deus e continuar trabalhando para recuperar o que foi perdido”, desabafa.

A família da dona de casa Cristiane Santos Lima, de 34 anos, ficou desalojada. Ela, o marido e o filho pequeno tiveram que se abrigar na casa da sogra, onde devem permanecer durante algum tempo. “Estávamos saindo para ir à igreja quando vi uma onda vindo em direção a minha casa. Corremos e ainda conseguimos salvar três cavalos que estavam próximos, mas um morreu. O telhado da casa desabou e os moveis foram inundados. Graças a Deus estamos vivos, mas ficou tudo destruído. A solução foi a gente ir para a casa da minha sogra, que nos amparou em meio a essa tragédia”, conta. 
Assim como seu José e Ednei, Cristiane também morava na Invasão do Açude Alegreto, que tradicionalmente sofre com alagamentos nos períodos de chuva forte, mas a tempestade desta segunda-feira, que durou cerca de duas horas, também deixou rastros de destruição em outras localidades do município.

Na Segunda Travessa da Rua Tancredo de Neves, situada no bairro Mãe Rufina, às margens da rodovia BA-120, algumas famílias como a de dona Ivonete Evangelista da Silva, de 56 anos, também foram obrigadas a deixar as casas onde moravam. “A gente estava aqui de aluguel e agora estamos tendo que nos mudar para a casa da minha nora. Perdi tudo, móveis, roupas e documentos. Até o que a gente tinha para se alimentar a água levou. Minha filha está com a perna quebrada por causa de um acidente e quase foi arrastada pela correnteza que se formou dentro de casa. Graças a Deus foi socorrida por um irmão e alguns amigos.


Já a dona de casa Maria Lúcia dos Santos, de 58 anos, que mora no JK, também conhecido como bairro das Casas Populares, conta que estava deitada no momento da chuva e acordou com os latidos do cachorro que cria em sua casa. “O cachorro começou a latir e puxar a minha perna, foi quando acordei e tomei um susto ao ver a casa inundada. Fui socorrida pelos vizinhos, que me ajudaram a sair. Perdi tudo o que tinha. Sofá e televisão? Sabe Deus por onde anda a essa hora. A água levou tudo”, detalha.

Prefeitura oferece assistência a vítimas

As centenas de pessoas desalojadas ou desabrigadas estão sendo assistidas pela prefeitura da cidade, que montou uma força-tarefa com uma estrutura de amparo a famílias que estão com dificuldades em decorrência da situação. De acordo com a prefeitura, o objetivo é agilizar a obtenção de direitos de primeira necessidade, como água, alimentos, colchões e cobertores. Quem tiver perdido documentos também tem assegurado o apoio da secretaria de Assistência Social para emissão de segunda via.
Atendimento de psicólogos e assistentes sociais para os moradores que necessitarem deste tipo de apoio também estão entre as ações integradas pelas secretarias da prefeitura e a Defesa Civil do município.

Moradores e entidades da sociedade também estão arrecadando donativos para socorrer as vítimas.

Previsão de mais chuvas nos próximos dias

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a previsão é de predomínio de tempo instável com chuvas frequentes, de fraca e forte intensidade, na maior parte da Bahia, incluindo Santaluz, até a próxima segunda-feira, dia 10 de dezembro.

Fonte: Notícias de Santaluz

Confira mais fotos na galeria abaixo [Deslize para os lados para visualizar todo o conteúdo]

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem