Alerta: Chegada do verão aumenta risco de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, alerta a população sobre o risco de aumento da proliferação do mosquito AEDES AEGYPTI, que costuma ter sua circulação mais acentuada no verão, em virtude da combinação da elevação da temperatura e intensificação das chuvas, o que acelera o desenvolvimento das larvas do transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, que em aproximadamente 10 dias chega à fase adulta e já pode transmitir as doenças.

De acordo com o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação porAedes Aegypti (LIRAa) realizado em 2018 apontou que o município está com 11% de infestação, houve um declínio considerável dos níveis de infestação para 5,7% porém percentual ainda coloca a cidade em alto risco de epidemia pelo Ministério da Saúde.

A maior parte dos focos foram identificados na região intradomiciliar, em depósitos de armazenamento de água como tambores e caixas d`água. Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Emanuelle Oliveira, embora o controle do mosquito seja realizado incessantemente pelos Agentes Endemias, a contribuição da população é essencial para eliminação de criadouros e possíveis focos da doença.

Para evitar a proliferação do mosquito em sua casa, é possível realizar cuidados básicos, como manter as calhas sempre limpas, colocar garrafas viradas com a boca para baixo ou fechadas com a tampa, limpar e preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais, entre outros. O uso de repelente também é uma forma de proteção, mas individual. Se cada um fizer sua parte teremos êxito nesse combate!”

Sílvia Alves Ferreira Carneiro 
Secretária de Saúde 

Emanuelle Santos de Oliveira 
 Coordenadora Viep
Alerta: Chegada do verão aumenta risco de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti Alerta: Chegada do verão aumenta risco de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti Reviewed by Agmar Rios on 12/15/2018 09:24:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário