A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, alerta a população sobre o risco de aumento da proliferação do mosquito AEDES AEGYPTI, que costuma ter sua circulação mais acentuada no verão, em virtude da combinação da elevação da temperatura e intensificação das chuvas, o que acelera o desenvolvimento das larvas do transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, que em aproximadamente 10 dias chega à fase adulta e já pode transmitir as doenças.

De acordo com o primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação porAedes Aegypti (LIRAa) realizado em 2018 apontou que o município está com 11% de infestação, houve um declínio considerável dos níveis de infestação para 5,7% porém percentual ainda coloca a cidade em alto risco de epidemia pelo Ministério da Saúde.

A maior parte dos focos foram identificados na região intradomiciliar, em depósitos de armazenamento de água como tambores e caixas d`água. Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Emanuelle Oliveira, embora o controle do mosquito seja realizado incessantemente pelos Agentes Endemias, a contribuição da população é essencial para eliminação de criadouros e possíveis focos da doença.

Para evitar a proliferação do mosquito em sua casa, é possível realizar cuidados básicos, como manter as calhas sempre limpas, colocar garrafas viradas com a boca para baixo ou fechadas com a tampa, limpar e preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais, entre outros. O uso de repelente também é uma forma de proteção, mas individual. Se cada um fizer sua parte teremos êxito nesse combate!”

Sílvia Alves Ferreira Carneiro 
Secretária de Saúde 

Emanuelle Santos de Oliveira 
 Coordenadora Viep

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem