As férias chegaram e as crianças estão em casa. Isso é muito esperado por elas, mas é preciso cuidado para protegê-las dos acidentes que podem acabar com os dias de descanso e de brincadeira. Os acidentes aumentam nas férias porque as crianças estão sem uma atividade direcionada e sem um adulto supervisionando. Os pais, muitas vezes, precisam trabalhar e as crianças ficam em casa livres para brincar. Esse descanso da rotina é importante para a criança, mas os pais precisam programar as férias e pensar na prevenção de acidentes.

Os acidentes são a principal causa de mortes de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos, no Brasil.

Afogamento

Afogamentos são a segunda causa de morte e a sétima de hospitalização, entre os acidentes, na faixa etária de um a 14 anos. Os perigos não estão apenas nas águas abertas como mares, represas e rios. Para uma criança que está começando a andar, por exemplo, três dedos de água representam um grande risco. Assim ela pode se afogar em piscinas, cisternas e até em baldes e banheiras.

Dicas de prevenção

Um adulto deve supervisionar de forma ativa e constante as crianças e adolescentes, onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos. A criança é curiosa, não reconhece o perigo e não tem medo. Por isso, precisa de um adulto supervisionando, orientando e cuidando o tempo todo;

Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores. 

Água e eletricidade não combinam: mantenha os aparelhos elétricos longe de água e ao utilizar qualquer equipamento esteja sempre calçado e com as mãos enxutas.

Evite a entrada das crianças na cozinha, principalmente que estiver fazendo alimentos quentes;

Guarde os produtos químicos e tóxicos, como medicamentos, saneantes e venenos, no alto e de preferência trancados;

Brincadeiras de empinar pipas e jogar bola, só em locais seguros e longe do trânsito e dos fios de alta tensão, como parques, praças e clubes.

Prevenir os acidentes é uma questão de informação e atenção de pais, educadores e responsáveis que zelam pela infância.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem