Na noite desta quarta-feira, 19 de dezembro de 2018, aconteceu o 1º Simpósio Municipal de Vigilância Sanitária, em Mairi-BA, com o tema: Abate clandestino.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Cultura, Esporte de Lazer. Marcaram presença o vice-prefeito Gustavo, a Secretária Municipal de Saúde, Silvia Carneiro, outros secretários, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Jurandy Almeida, funcionários da saúde e açougueiros. 

A palestrante Irma do Amor Santos, médica veterinária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), falou dos riscos no consumo de carne provindo do abate clandestino.
Para Danilo Almeida, coordenador da Vigilância Sanitária do município, o evento somou muito conhecimento para o participantes. 

"Quanto maior informação a população tiver, os profissionais de saúde em geral tiverem, a gente consegue reduzir a maior quantidade de danos a saúde", disse Silvia Carneiro, Secretária de Saúde.

A palestrante falou que essa é uma campanha que vem desenvolvendo no estado, de combate a clandestinidade da carne, do leite e outros produtos de origem animal. 

"O evento conseguiu atingir os objetivos dele, que é o primeiro momento de sensibilizar, de acordar para um tema que a gente não tinha conhecimento, que é os riscos para saúde decorrentes do consumo de carne clandestina. Eu acho que isso a gente já marcou ponto", disse Irma. 

Irma informou ainda que a campanha não para aqui. Que a ADAB volta em março de 2019 para trabalhar nas escolas do município. Ainda segundo ela, para combater a clandestinidade só com palavras, não adianta. Tem que fazer ação. Reforçou que a ADAB não vai deixar de fiscalizar e a Vigilância Sanitária vai atuar. 

A palestra foi realizada pela Prefeitura de Mairi, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).


















Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem