Profissionais de saúde de Mairi participaram do curso  de formação de facilitadores em AIDPI Neonatal (Ações Integradas às Doenças Prevalentes na Infância) nos dias 19 a 21 e 26 a 28 de novembro, no Hotel Vila Velha, em Salvador.

O curso foi promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A Prefeitura de Mairi teve como representantes, a enfermeira obstetra Edna Barbosa, e a médica Isabelita. Além de participarem do curso, elas se tornaram facilitadoras do curso AIDPI Neonatal, por meio de uma certificação. 

Edna e Isabelita fizeram uma avaliação e alcançaram a meta dos 80% exigidos pelo curso. Com isso, as profissionais receberam o título de facilitadoras do curso AIDPI.

O Curso

O treinamento compôs de pré-teste para avaliar o nível de conhecimento prévio dos profissionais, explanação de temas como avaliar e determinar o risco durante a gestação, necessidade de reanimação, avaliação de risco ao nascer, determinação da idade gestacional, classificação por peso e idade gestacional do recém nascido, diarréia e vigilância no desenvolvimento da criança de 0 a 2 meses. 

Tiveram também outras abordagens que priorizam a promoção, a prevenção de agravos,  atendimento integral, de qualidade e referenciado após cuidados mínimos dispensados na atenção básica.

A estratégia das Ações Integradas às Doenças Prevalentes na Infância na atenção básica se alicerça em três pilares básicos: capacitação de recursos humanos no nível primário de atenção, reorganização dos serviços de saúde e educação em saúde, família e comunidade. A operacionalização dessa estratégia vem sendo efetivada principalmente pela equipe de Saúde da Família, sendo o público alvo crianças menores de 5 anos de idade.


Fonte: Ascom - Prefeitura de Mairi.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem