Alice Freitas e Rafaela Sampaio, naturais de Mairi-BA, estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Jacobina, tiveram projetos aprovados para serem apresentados no Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) 2018.

O congresso é realizado desde 2006, com o objetivo de impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. Em 2018, o evento será realizado em Recife (PE), de 27 a 30 de novembro, sob a coordenação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Nesta 12ª edição, o Connepi terá como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, buscando fortalecer os debates sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos na ciência e desenvolvimento tecnológico.

Ao longo de quatro dias, o evento reunirá apresentação de trabalhos e experiências realizadas por estudantes, docentes, pesquisadores e pesquisadoras de instituições de educação e cadeias produtivas de diferentes setores, além de palestras, oficinas, minicursos, workshops e mostras tecnológicas e culturais. Um dos destaques da programação é o Universo IF, que se tornou uma das marcas do Connepi por ser um espaço de prospecção de ideias inovadoras e projetos empreendedores de base tecnológica.

Pesquisadores e pesquisadoras de todo o país podem submeter trabalhos e se inscrever nas atividades do Connepi 2018. A expectativa deste ano é reunir um público de até 4 mil pessoas. O evento é realizado com o apoio do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), e do Conselho Nacional da Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O projeto aprovado de Rafaela Sampaoio foi construção de espectroscópio de baixo custo para o ensino da Astronomia. O projeto de Alice foi Fauna  Zooterápico e Ecoturismo no povoado de Itaitu (Jacobina- BA).

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem