Rui Costa e Zé Ronaldo.

Zé Ronaldo (DEM) cresceu 4% em relação à pesquisa anterior.

A quarta e última pesquisa do Ibope Inteligência, realizada em parceria com a TV Bahia, aponta a reeleição do governador Rui Costa (PT) já no primeiro turno, com 77% dos votos. Em segundo vem o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM), com 17% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Salvador, João Henrique (PRTB), que permaneceu com 2%.

O cenário também é favorável ao candidato petista se consideramos os votos totais. Neste caso, Rui somaria 62%, enquanto Zé Ronaldo subiria para 14%.  Os candidatos Marcos Mendes (PSOL), Célia Sacramento  (Rede), Orlando Andrade (PCO) e João Santana (MDB), aparecem com 1%, enquanto brancos e nulos somam 11%. Os eleitores que não sabem ou optaram por não repsonder à pesquisa chegam aos 8%.

Em uma simulação de segundo turno entre os candidatos do PT e do DEM, Rui Costa venceria por 66% x 18%.

A pesquisa Ibope/TV Bahia foi realizada entre os dias 4 e 6 de outubro, com 2.002 eleitores. A pesquisa foi registrada no TRE (BA-07427/2018) e no TSE (BR‐07032/2018).

Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição de cada candidato. Considerando os candidatos que o eleitor não votaria de jeito nenhum, João Henrique lidera, com 32%., seguido de Zé Ronaldo, com 22%, João Santana (19%), Célia Sacramento (18%), Marcos Mendes (17%), Orlando Andrade (15%) e o governador Rui Costa, candidato de menor índice, com 15%. 

Ao todo, 7% dos eleitores declararam que poderiam votar em todas as opções, enquanto 22% não souberam ou preferiram não opinar.

Senado

O Ibope/TV Bahia também fez uma pesquisa entre os candidatos a senador. Jaques Wagner (PT) lidera, com 33%, seguido de dois candidatos empatados tecnicamente: Irmão Lázaro (PSC), com 22% e Ângelo Coronel (PSD), com 21%. Jutahy Júnior (PSDB) vem na sequência, com 10%. Os demais candidatos têm a respectiva intenção de voto: Comandante Rangel (PSL) 3%, Jorge Vianna (MDB) 3%, Fábio Nogueira (PSOL) 2%, Marcos Maurício (DC) 2%, Adroaldo dos Santos (PCO) 1%, Celsinho Cotrim (PRTB) 1% e Francisco José (Rede) 1%.

Considerando os votos totais, que incluem brancos e nulos, o cenário fica da seguinte forma: 

Jaques Wagner (PT): 44%
Irmão Lázaro (PSC): 30%
Ângelo Coronel (PSD): 27%
Jutahy Júnior (PSDB): 13%
Jorge Vianna (MDB): 4%
Comandante Rangel (PSL): 4%
Fábio Nogueira (PSOL): 3%
Marcos Maurício (DC): 3%
Francisco José (Rede): 2%
Adroaldo dos Santos (PCO): 1%
Celsinho Cotrim (PRTB): 1%
Brancos/nulos para a 1ª vaga no Senado: 15%
Brancos/nulos para a 2ª vaga no Senado: 24%
Não sabe/Não respondeu: 29%.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem