Candidato Jair Bolsonaro chegou à véspera das eleições ainda liderando a disputa, mas sem votos suficientes para vencer no primeiro turno.

Por Mariana Fonseca 
Publicado em 6 outubro de 2018, às 20h41

Bolsonaro e Haddad.

O candidato Jair Bolsonaro chegou à véspera das eleições 2018 ainda liderando a disputa pela Presidência da República, mas sem votos suficientes para vencer no primeiro turno. A pesquisa do instituto Datafolha divulgada na noite deste sábado (6) aponta que o candidato do PSL possui 40% das intenções de voto, sem contar eleitores que pretendem votar em branco ou nulo, ou estão indecisos. Para vencer a eleição no primeiro turno, é preciso necessário somar 50% dos votos válidos mais um.

Em segundo lugar aparece Fernando Haddad, candidato do PT, com 25% das intenções de voto. Se as estatísticas se mantiverem, Bolsonaro e Haddad se enfrentarão em um segundo turno. Em relação ao levantamento anterior, concluído pelo Datafolha na quinta (4), Bolsonaro oscilou um ponto percentual para cima e Haddad ficou estagnado.

Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes, candidato do PDT, com 15% das intenções de voto. Geraldo Alckmin, do PSDB, aparece em quarto lugar, com 8% das intenções de voto. A ex-senadora Marina Silva, da Rede, terminou empatada com o ex-banqueiro João Amoêdo, do Novo: ambos possuem 3% das intenções de votos válidos.

Alvaro Dias, do Podemos, e o ex-ministro Henrique Meirelles, do MDB, possuem 2% das intenções de votos válidos. O candidato do PSOL Guilherme Boulos empata com Cabo Daciolo, do Patrioti, com 1% das intenções de voto.

Segundo turno

Nas simulações para o segundo turno da eleição, Bolsonaro e Haddad estão empatados tecnicamente (dentro da margem de erro da pesquisa). O capitão aparece com 45% das preferências e Haddad, com 43%. Segundo o Datafolha, 44% dos eleitores dizem que não votariam no capitão de jeito nenhum e 41% rejeitam o petista.

Em um eventual confronto com Ciro Gomes, Bolsonaro aparece com 43%, enquanto Gomes possui 47% das inteções de voto. Como a distância entre eles é de quatro pontos, eles também estariam empatados tecnicamente, no limite da margem de erro.

O Datafolha entrevistou 19.536 eleitores de 382 municípios na sexta (5) e no sábado (6). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Exame

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem