Rui Costa foi confirmado pelo PT, em convenção do partido realizada neste sábado (4), em Salvador, como candidato à reeleição ao governo da Bahia nas eleições 2018. Ele foi aclamado por correligionários no encontro estadual da legenda, que ocorreu no Parque de Exposições.

Rui assumiu o governo do estado em 2015 e busca ficar no posto por mais quatro anos, até 2022. O candidato à vice-governador na chapa permanece sendo João Leão.

Em entrevista durante a convenção, Rui Costa disse que, se reeleito, pretende continuar realizando obras por todo o estado e continuar investindo em áreas que considera “essenciais”.

“Vamos realizar mais trabalho, com mais dedicação, esperando que o Brasil volte a crescer para a Bahia acelerar ainda mais em todas as áreas do governo. Vamos seguir levando saúde para o nosso povo, para o interior da Bahia, cuidando da nossa gente, descrentalizando a saúde pública, e seguir também apostando na educação como instrumento de transformação da vida humana. Vamos fazer e registrar um programa de governo audacioso e ousado para a área de educação”.

Rui também se mostrou preocupado com o desemprego e disse que espera uma mudança no cenário econômico nacional para que a situação possa se reverter.

"Tudo depende da situação nacional. A grande ansiedade das pessoas hoje é poder trabalhar para sustentar honestamente a sua família. Vivemos um momento difícil, mas estamos confiantes que esse cenário mude logo. Esperamos que a economia volte a crescer para que os estados possam melhorar a infraestrutura para fazer mais investimentos e gerar emprego", destacou.

Propostas

Entre as propostas que apresentou durante a convenção, o candidato do PT manifestou intenção de:

Continuar investindo em ações para melhoria da saúde pública;

Continuar investindo em ações para melhoria da educação;

Construir 600 quadras esportivas cobertas em escolas estaduais;

Implementar ações nas escolas para que estudantes possam ficar em tempo integral nas instituições de ensino;

Melhorar os investimentos em infraestrutura em todo o estado, como forma de gerar emprego.

Perfil

Economista por formação, Rui Costa, atual governador da Bahia, nasceu no bairro da Liberdade, em Salvador, no dia 18 de janeiro de 1963. Filho de metalúrgico e dona de casa, chegou a concluir o curso de instrumentação da Escola Técnica Federal (hoje IFBA) e a cursar Ciências Sociais antes de migrar para economia, na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A vida política começou no Polo Petroquímico de Camaçari, na década de 1980, quando passou a frequentar assembleias de trabalhadores em crítica às condições da fábrica. Aos 22 anos, foi um dos líderes da greve que paralisou o Polo.

Foi presidente do Sindiquímica e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2000, foi eleito vereador pela capital baiana e reeleito em 2004. Entrou no governo de Jaques Wagner em 2007 como Secretário de Relações Institucionais. Em 2010, deixou o cargo para ser deputado federal. Dois anos depois, se tornou o Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia, no segundo mandato de Jaques Wagner.

Fonte: G1 Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem