No início da noite desta sexta-feira, 10 de agosto de 2018, foi realizada uma palesta de apresentação de um projeto do novo momento do resgate do sisal na região do distrito de Angico, município de Mairi.

O evento foi realizado no salão da delegacia sindical do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do distrito de Angico.

Marcaram presença o prefeito Jobope, o vice-prefeito Gustavo, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gileno Sena, os vereadores Luiz e Eliete, o engenheiro agrônomo do Banco do Nordeste, Lucas Leal e moradores da comunidade. 

O projeto, que tem apoio da Prefeitura de Mairi, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi apresentado pelo idealizador Eulálio Bastos e o seu gerente Natan Cerqueira.

O objetivo é resgatar a cultura do sisal na região, gerando emprego e renda para os produtores. Eulálio comprou uma fazenda na região, onde já está implantando essa cultura. "Esse projeto é do plantio, cultivo e desfibramento. Todo esse processo para preparar a fibra para a industrialização, nós vamos fazer aqui na região de Mairi", disse Eulálio.

O prefeito Jobope parabenizou Eulálio pelo projeto e disse que gestão vai ser parceira da empresa, que está incentivando do grande ao pequeno produtor.

"É um prazer imenso ter uma pessoa parceira, onde vem hoje num momento muito difícil que estamos passando a nível nacional, onde tem o desemprego, chegar uma oportunidade dessa na nossa região e voltar a cultivar o sisal, que é uma cultura nossa, é uma cultura que desde 1945 tem em nosso município. Teve uma decadência por causa de preço, mas, com certeza agora está voltando", disse Jobope.

Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gileno Sena, esse momento é especial para o município de Mairi, especialmente para a região de Angico. Ainda segundo ele, esse momento é importante porque não vem só a cultura do sisal, vem com um diferencial muito grande, porque vai sair daqui o produto final. Não vai sair a fibra, vai sair a corda, sendo importante para o município.

O engenheiro agrônomo do Banco do Nordeste, Lucas Leal, disse que o banco é um parceiro, para incentivar o desenvolvimento regional. Disse ainda, que a agência tem diversas linhas de crédito, para quem apresentar um projeto viável, que gere emprego e renda. 

O Semiárido é uma região de forte insolação, temperaturas relativamente altas e de regime pluviométrico marcado pela escassez, irregularidade e concentração das chuvas num período de apenas três meses e com precipitações médias anuais iguais ou inferiores a 800 mm.

A importância do sisal (Agave sisalana Perrine) para a economia do setor agrícola nordestino é inegável e pode ser analisada sob diversos aspectos, o que gera atividade econômica e possibilita renda e emprego para um grande contingente de pessoas, além de propiciar uma importante fonte de divisas para os estados produtores, especialmente para a Bahia.







































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem