Secretário de Assistência Social de Mairi participa de evento que celebra os 15 anos do Bolsa Família na Bahia

O evento em comemoração pelos 15 anos do Programa Bolsa Família, maior programa social de transferência de renda do mundo, começou nesta quarta-feira (04) com a presença de beneficiários, técnicos e gestores da assistência social. Realizado pela Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a abertura contou com apresentações culturais do grupo musical de Retirolândia e do grupo percussivo do Ilê Aiyê, além da presença do cantor Lazzo Marumbi, que cantou o Hino da Bahia.

Com uma intensa programação com debates, palestras e painéis, o evento marca os 15 anos do Bolsa Família, programa criado em 2003. A Bahia é o estado brasileiro com maior número de beneficiários: 1.838.613 milhão de famílias recebem o benefício. Apenas em 2017, as transferências chegaram a R$ 3,8 bilhões. Os recursos permitem que as famílias mais vulneráveis tenham acesso a uma renda mínima para se manterem.

“A grande lição que tiramos é a de que é possível construir políticas públicas de proteção social no Brasil. O Bolsa Família é um exemplo de que essas políticas podem ser de longo prazo e que podemos construir ações integradas e articuladas para melhorar a vida do nosso povo. O Brasil deve insistir sempre na proteção social, no desenvolvimento econômico e na redução da pobreza”, afirmou o secretário Cezar Lisboa, reforçando a importância da luta pela efetivação do Sistema Único de Assistência Social do país.

Beneficiária do programa, Joilma Macedo, do município de Coração de Maria, fez questão de participar do evento e falou aos presentes sobre sua experiência no Bolsa Família. “Sou beneficiária desde 2003 e isso nunca fez com que eu estacionasse. Sempre procurei uma atividade porque o benefício é um complemento, mas também representa a independência e a autonomia de muitas mulheres”, pontuou.

O coordenador estadual do Programa Bolsa Família, Jaimilton Santos, reforçou a necessidade de manutenção do programa para evitar que o Brasil volte a figurar na lista de países com incidência alta de fome e extrema pobreza. “O Bolsa Família deixou pra trás a fome e a miséria para milhões de famílias brasileiras, nós não podemos permitir que essa tragédia volte aos lares brasileiros”, disse.

Por fim, a superintendente Leísa Mendes agradeceu às presenças de secretários municipais, gestores, técnicos e beneficiários do programa que vieram a Salvador. “Nós ainda somos do Brasil desigual e, dolorosamente, concentramos riqueza e acesso a direitos. Continuaremos vivendo esses conflitos sociais enquanto a desigualdade falar mais alto e só venceremos quando superarmos a fome e a desigualdade social”, afirmou.

Estiveram presentes no evento a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; a superintendente de Segurança e Inclusão Alimentar da SJDHDS, Rose Pondé; a diretora presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Regina Affonso; o secretário Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social, Tiago Falcão; o representante da Caixa Econômica, Lídio Carneiro; os presidentes do Coegemas, Jailton Fernandes; e do Conselho Estadual de Assistência Social, Rodrigo Alves.

Fonte: SJDHDS
















Secretário de Assistência Social de Mairi participa de evento que celebra os 15 anos do Bolsa Família na Bahia Secretário de Assistência Social de Mairi participa de evento que celebra os 15 anos do Bolsa Família na Bahia Reviewed by Agmar Rios on 7/06/2018 01:35:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário