A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços realizou nesta quarta-feira (04), o Painel “Política Externa e Inserção Internacional”. Participaram da audiência o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, Abrão Neto e pesquisador do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IE/UFRJ, David Kupfer.

O economista David Kupfer falou sobre a Competitividade Industrial e Desenvolvimento, onde as novas razões se dão no encadeamento entre indústria e serviços de alta qualificação via inovação e diferenciação de produtos. Kupfer diz que a “servitização” da indústria acontece devido as mudanças tecnológicas e organizacionais. Concluiu sua apresentação defendendo uma repactuação, sendo elas no Pacto Federativo; Pacto Público-Privado; Pacto Social; Pacto Capital-Trabalho e Pacto Internacional.

O secretário Abrão Neto apresentou o atual quadro da balança comercial brasileira, onde o saldo da balança é positivo e elencou as prioridades do comércio exterior para o ano de 2018, que são: Facilitação de Comércio; Acordos Comerciais; Acordos de Investimentos; Apoio ao Exportador; Promoção da Cultura Exportadora; Drawback. Neto informou ainda a mudança no cenário do portal único da Siscomex e as assinaturas dos Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos com sete países/blocos.

O presidente da CDEICS, deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) disse que os painéis que a Comissão estão sendo realizados tem como objetivo contribuir para os grandes debates da nossa sociedade e principalmente pelo momento político do país, ainda mais com o processo eleitoral que se avizinha, ajudando assim na reflexão desses temas importantes para sairmos da crise que o país enfrenta. O deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) fez alguns questionamentos aos palestrantes sobre os grandes blocos econômicos com suas indefinições, devido as mudanças unilaterais das grandes potências mundiais. Logo depois das considerações finais dos palestrantes, o parlamentar agradeceu a valiosa contribuição dada pelos convidados e encerrou a audiência pública.

Fonte: Assessoria de comunicação da CDEICS

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem