Pesquisa eleitoral não mostra Bolsonaro na liderança em todos os estados

Um boato que circula nas redes sociais e no WhatsApp alardeia que um levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na liderança da disputa pela Presidência da República em todos os estados brasileiros.

Segundo os números fictícios, o capitão da reserva do Exército lidera mesmo com a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e bate o petista com boa folga em 25 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, a pesquisa falsa coloca Bolsonaro com 61,47% das intenções de voto, ante 37,27% de Lula. Aperto, mesmo, só no Ceará, onde os números fajutos apontam vitória do deputado por 32,46% a 31,22%.

Veja abaixo o texto, compartilhado, sobretudo, no WhatsApp:

“Atenção, a pesquisa abaixo foi feita pela instituição Paraná Pesquisas e já está registrada no TSE, porém, nenhuma emissora de TV ou jornal quis divulgar.

Nova pesquisa da Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro na frente em todos os estados mesmo com Lula candidato. A Globo não quer divulgar.

Pesquisa estimulada:

Acre
Bolsonaro 43,18 %
Lula 25,47%

Alagoas
Bolsonaro 48,36%
Lula 29,86%

Amapá
Bolsonaro 51,29%
Lula 33,01%

Amazonas
Bolsonaro 56,18%
Lula 22,95%

Bahia
Bolsonaro 38,62%
Lula 23,75%

Ceará
Bolsonaro 32,46%
Lula 31,22%

Distrito federal
Bolsonaro 56,25%
Lula 33,83%

Espírito santo
Bolsonaro 55,70%
Lula 20,18%

Goiás
Bolsonaro 49,25%
Lula 29,40%

Maranhão
Bolsonaro 35,90%
Lula 27, 81%

Mato Grosso
Bolsonaro 54,36%
Lula 19,62%

Mato Grosso do Sul
Bolsonaro 54,55%
Lula 12,68%

Minas
Bolsonaro 58,81%
Lula 11,94%

Pará
Bolsonaro 49,67%
Lula 26,00%

Paraíba
Bolsonaro 33,91%
Lula 28,68%

Paraná
Bolsonaro 47,88%
Lula 29,19%

Pernambuco
Bolsonaro 35,09%
Lula 23,63%

Piauí
Bolsonaro 39,71%
Lula 18,45%

Rio de Janeiro
Bolsonaro 64,72%
Lula 32,61%

Rio Grande do Norte
Bolsonaro 36,51%
Lula 28,96%

Rio Grande do Sul
Bolsonaro 48,39%
Lula 36,16%

Rondônia
Bolsonaro 46,85 %
Lula 23,31%

Roraima
Bolsonaro 50,43%
Lula 28,29%

Santa Catarina
Bolsonaro 42,41%
Lula 15,76%

São Paulo
Bolsonaro 61,47%
Lula 37,27%

Sergipe
Bolsonaro 43,13%
Lula 29,66%

Tocantins
Bolsonaro 51,23%
Lula 26,98%

COMPARTILHE E MOSTRE QUE O POVO CANSOU DE SER OTÁRIO!!!!”

Procurado pelo Me Engana que Eu Posto, Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas, classificou os números atribuídos ao instituto como “fake news”.

“O Instituto Paraná Pesquisas não realizou essa pesquisa que mostra em todos Estados. Trata-se de uma Notícia Falsa. Nos próximos dias o Instituto Paraná Pesquisas estará tomando as medidas cabíveis e possíveis para esse caso”, diz o instituto, por meio de nota.

Não houvesse o desmentido oficial pelo Paraná Pesquisas, o leitor poderia notar o tom alarmista do boato e a “denúncia” de um suposto “complô” da imprensa profissional para esconder as informações. As duas características, como o Me Engana que Eu Posto frequentemente alerta, são muito comuns em notícias falsas e lorotas compartilhadas na internet.

Além do mais, conforme publicou o Radar no último dia 18, a mais recente pesquisa presidencial do Paraná Pesquisas em São Paulo mostra Bolsonaro com 21,1% da preferência ante 21% de Lula, um empate, muito longe dos 61,47% a 37,27% anunciados no boato.

Levantamento exclusivo feito e publicado por VEJA em janeiro apontou Jair Bolsonaro como o maior beneficiado por fake news que o engrandecem – assim como o caso da pesquisa fictícia. Das 18 notícias falsas a respeito do presidenciável analisadas, 67% tinham viés positivo, 22%, negativo, e 11% eram neutras.

Agora você também pode colaborar com o Me Engana que Eu Posto no combate às notícias mentirosas da internet. Recebeu alguma informação que suspeita – ou tem certeza – ser falsa? Envie para o blog via WhatsApp, no número (11) 9 9967-9374.

Fonte: Veja
Pesquisa eleitoral não mostra Bolsonaro na liderança em todos os estados Pesquisa eleitoral não mostra Bolsonaro na liderança em todos os estados Reviewed by Agmar Rios on 7/27/2018 12:10:00 AM Rating: 5
Postar um comentário