Adenir Carvalho Rodrigues, mestre em Educação e Diversidade, professor da Rede Municipal do Bonito e da Rede Estadual de Educação da Bahia, parabeniza o seu ex-colega de mestrado e amigo, o professor mestre Nilcelio Sacramento de Sousa pela aprovação na seleção de Doutorado pelo programa de pós-graduação em Educação, da Universidade Federal Fluminense (UFF), turma 2018. 

O Prof. Nilcelio desenvolverá seu doutorado na linha de pesquisa Currículo/s, Estudos do Cotidiano da Educação Popular, sob a orientação da professora Pós-Doutora Mary Rangel e com co-orientação do professor Dr. Márcio Rodrigo Vale Caetano da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Adenir Rodrigues: Desejo sucesso ao professor em sua nova viagem, pois parafraseando Larrosa (1998), a formação seria uma viagem para dentro de si, uma busca não planejada. O sujeito que embarca nessa ―aventura precisa estar aberto ao novo, ao desconhecido. Nesse sentido, a relação que esse sujeito vai estabelecer com ele mesmo durante essa viagem influenciará no processo de sua formação, ele precisa desejar fazer essa viagem, se aventurar nas leituras, questionar o que está dado, ter uma visão crítica dos discursos prontos e acabados.

Parabéns, e que muitas outras viagens possam ser feitas, perpassadas de discursos críticos/reflexivos, e em suas implicações, suas subjetividades, seus efeitos. Concordo com Foucault (2003), os discursos produzem verdades. Porém, digo mais, é necessário “fé na vida, fé no homem, fé no que virá, nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será”.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem