O estoque do combustível dos aeroportos de Brasília e Recife se esgotaram nesta sexta-feira (25). Na capital federal, todos os voos que pousarem em Brasília e que precisem de abastecimento ficarão em solo até o fornecimento de combustível ser normalizado, informou a Inframérica, responsável pelo terminal.

Em Recife, um informe da administração do aeroporto às 11h18 aponta que o abastecimento está indisponível. A Infraero foi procurada, mas não se manifestou.

O desabastecimento decorre da greve dos caminhoneiros, que estão parados desde segunda-feria (20) por conta das altas no preço do diesel. Manifestações ocorrem em todos os estados do país nesta sexta, apesar do acordo firmado entre representantes da categoria e o governo federal na noite de quinta.

A falta de combustível tem causado prejuízos aos voos. No, DF 9 voos foram cancelados. No Recife, foram 8 voos até as 11h (acompanhe a situação atualizada no terminal).

Em Porto Alegre, a administração informou que o aeroporto Salgado Filho está operando na reserva, "sendo possível haver impactos nas operações das empresas aéreas".


Voos do DF

Até a última atualização desta reportagem, nove voos foram cancelados no DF:

American Airlines 213 – Miami/Brasília
American Airlines 214 – Brasília/Miami
Gol 1718 - Brasília/Teresina (Piauí)
Latam 3705 - Brasília/Congonhas (São Paulo)
Latam 3706 - Congonhas (SP)/Brasília
Azul 2926 - Brasília/Guarulhos (São Paulo)
Azul 2925, Guarulhos (SP)/Brasília
Azul 2558 - Confins (BH)/Brasília
Azul 2613 - Brasília/Confins (BH)

Ainda segundo a Inframerica, a única alternativa é o avião pousar com capacidade para decolar sem a necessidade de abastecimento no terminal. A situação, ainda assim, não implica o fechamento do aeroporto.

"A operação continua, mas apenas para aqueles aviões que tenham capacidade de decolar sem precisar abastecer."

A orientação é que os passageiros que tenham viagem marcada confirmem o status do voo com a companhia. "A Inframerica está em contado direto com todos os órgãos competentes e players da aviação civil para buscar soluções, organizar a logística do Terminal e tentar trazer os caminhões de combustível para o Aeroporto."

Relatos

A empregada doméstica Maria de Jesus, de 50 anos, do Rio de Janeiro chegou ao aeroporto para uma conexão e deu de cara com a informação de que o voo para Teresina estava cancelado.

“Eles poderiam ter nos avisado lá no Rio quando embarcamos. Eles vão ter que se virar pra acomodar a gente.”

Ela estava indo cuidar da mãe, internada no hospital. A previsão é de que o próximo voo só seja retomado no sábado, às 16h. “Minha mãe caiu e está precisando de mim. Larguei tudo para nada. Agora estou aqui fora de casa e parada.”
O gerente de lanchonete Adoaldo dos Santos, de 38 anos, também esperava partir para Teresina. Veio de Guarulhos e ia a passeio visitar a família para o aniversário de 90 anos da avó.

“Precisamos que eles resolvam o mais rápido possível porque temos nossos compromissos pessoais”, desabafou.

“Se eles tivessem avisado lá em Guarulhos, eu não teria embarcado, porque pelo menos estava em casa”.

Fonte: G1 DF.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem