A Secretária de Saúde de Mairi, Sílvia Carneiro, participou esta semana, em Salvador, do relançamento do Programa Mutirão de Cirurgias, do Governo do Estado. O diretor do Hospital Luis Eduardo Magalhães em Mairi, Aristides Graiewska, também participou do evento, que ainda contou com as presenças do Governador Rui Costa, do Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, do deputado federal, Daniel Almeida, além de deputados estaduais.

No evento, Sílvia participou de reuniões junto à coordenação do Programa na tentativa de conseguir para Mairi alguns procedimentos cirúrgicos oriundos do Programa.

Criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Mutirão de Cirurgias iniciou as atividades em setembro de 2016 e beneficia pacientes com idades entre 14 e 65 anos. A iniciativa já chegou a mais de 350 dos 417 municípios baianos.

Mutirão de Cirurgias
O primeiro passo para ser atendido pelo Mutirão de Cirurgias é ter o nome incluído na Lista Única. A inclusão é realizado na Central de Marcação de Consultas na Secretaria da Saúde de Mairi. Em seguida, o paciente é encaminhado para a unidade onde realizará o procedimento.

Nposto, o paciente deve levar resultados de exames laboratoriais e realizar os preparatórios para a cirurgia nessas unidades, uma vez que, os médicos autorizam, ou não, o procedimento cirúrgico, a partir dos resultados dos exames. As cirurgias são realizadas em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos.

Antes de qualquer coisa, porém, o paciente precisa passar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e obter encaminhamento por parte de um médico da UBS.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br












Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem