A bola já rolou, neste sábado (28), no estádio municipal de Pintadas, pela Capa Jacuípe Sub 17/ 2018. Pintadas venceu Gavião (1x0), nesse primeiro jogo da competição que comemora 10 anos de história incentivando o esporte no Território da Bacia do Jacuípe. Momentos antes de o jogo iniciar, a coordenação da Copa realizou uma homenagem às seleções de Pé de Serra, Várzea da Roça, Pintadas e Riachão do Jacuípe, que são as equipes campeãs da competição.


A deputada estadual Neusa Cadore (PT), uma das idealizadoras da Copa, participou da atividade. Neusa parabenizou o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe, representado pelo presidente e prefeito de Capela, Dr. Nei, por dar continuidade a competição que já se tornou tradição, e destacou a parceira com as prefeituras e com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB). A deputada agradeceu também a coordenação da Copa, reconhecendo a dedicação de Iury Siqueira, Iraesto Moreira e todos que colaboram com a competição.

“Já são 10 anos de história da Copa que promove a integração entre os municípios, contribui para o desenvolvimento econômico, estimula o esporte e revela talentos. Sinto-me honrada em fazer parte dessa história de inclusão e incentivo para a juventude. Que a rede balance muitas vezes e que cada jogo seja um espetáculo”, afirmou Neusa.

Iury Siqueira lembrou os primeiros passos da Copa, em 2008, ao lado da deputada Neusa em busca de recursos e apoio. Ele ressaltou a experiência vivida pela coordenação em eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, espaços que serviram de acúmulo para aprimorar as iniciativas no Território. Iury lembrou ainda a relação entre o esporte e a educação.
“A gente exige que essa garotada esteja estudando, é preciso informar na inscrição a matrícula escolar. Em 10 anos, já tivemos vários jovens que se profissionalizaram e mudaram de vida. São sonhos que a gente realiza através do esporte. É uma oportunidade e o esporte tem essa magia, por isso essa edição tem um sabor especial, é um filho que a gente viu nascer”, comentou Iury.
Um oportunidade que Cauã Santos, 15, goleiro da equipe de Gavião, agarra com sabedoria. “Já joguei em alguns lugares, mas essa competição é uma oportunidade de mostrar os atletas que temos na região. Nós não temos no interior da Bahia clubes profissionais, então, é uma oportunidade para quem está de fora vê que aqui tem futebol e precisa investir para o esporte daqui crescer”, defende o jovem goleiro.
Já Carlos Alberto, 18, capitão da equipe de Pintadas, vê no sonho de ser jogador profissional a esperança para mudar de vida. “É uma vitrine, pois os times finalistas serão vistos pelos grandes clubes da Bahia. Então, daqui pode ir para times grandes, ser alguém na vida e ajudar a família”, revelou.  

Segundo o vereador de Pintadas, Gel da Saúde (PT), o esporte traz essa contribuição para a formação do caráter, além da responsabilidade social ao incluir os jovens. “A Copa Jacuípe vem para atingir esse propósito de manutenção do esporte para a juventude”, comentou Gel. 


Confira todas as fotos: https://goo.gl/JwB6B4

Lino Filho – Ascom Neusa Cadore

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem