“O gado morre durante a seca porque não tem comida. A gente não tem condição de comprar ração. Agora, vou plantar a palma e estou com esperança”, comemora a agricultora Ivanete Mendes, do povoado de Salaminho, em Serrolândia. Ela faz parte de um grupo de 150 agricultores do município que receberam, cada um, mil raquetes de palmas.

Ao todo foram distribuídas, nesta sexta-feira (27), 150 mil raquetes de palma em Serrolândia. No mesmo dia, 100 agricultores do município de Várzea do Poço também foram contemplados. O investimento do governo da Bahia foi solicitado pela deputada estadual Nessa Cadore (PT) e aconteceu por meio da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP), numa parceria que envolve ainda a secretaria de agricultura de Serrolândia, a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Presente no evento, a deputada Neusa destacou o compromisso do governador Rui Costa com a agricultura familiar e com o fortalecimento da política de convivência com o semiárido.

“É um projeto importante de segurança alimentar para o rebanho oriundo da agricultura familiar. Demonstra o compromisso do Governo do Estado com os agricultores do semiárido e faz parte de um conjunto de ações”, explicou a deputada.

Neusa denunciou ainda a prisão, sem provas, do presidente Lula e os efeitos do golpe na vida dos trabalhadores rurais. A parlamentar também destacou o trabalho do prefeito Gonçalves e lembrou outras ações do governador Rui Costa que estão beneficiando a juventude. A deputada ressaltou também a dedicação do vereador Marcinho de Sinhô (PT), que tem buscado várias políticas públicas para beneficiar a população.

“Durante muito tempo os sertanejos foram esquecidos, então é de suma importância essas ação para fortalecer o trabalho de convivência com os efeitos da seca”, afirmou o vereador Marcinho.  

Também participaram do ato o prefeito Gonçalves (PCdoB), o vice-prefeito Missa, Alex, secretário municipal de agricultura, integrantes da gestão municipal, vereadores, Edmilson, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Serrolândia, além de Aelson Almeida, coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Gerinelson Gonçalves, presidente da COAP, e Eliezer Costa, assessor do Mandato da Gente. 

Lino Filho - Ascom Neusa Cadore.





Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem