Na busca de alternativa para complemento da renda do agricultor familiar, aproveitando as potencialidades de cada região, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi-BA, promoveu na última quinta -feira, 01 de março de 2018, no Centro Assistencial Betânia, o curso sobre derivados do umbu.

O  curso teve como finalidade, o melhor aproveitamento desta fruta produzida na região, e foi ministrado por Cleiane. Na aula, a turma aprendeu como manipular os derivados da fruta, tais como polpa, compota, doce, geleia, musse, umbuzada e suco.

Além do consumo da família, os produtos podem ser  comercializado no Município e nas cidades vizinhas, garantindo renda extra aos agricultores. Atualmente, o fruto do umbuzeiro é comercializado nas feiras livres.

O umbuzeiro é uma planta típica do Nordeste. Pode chegar a seis metros de altura e tem copa larga. Os frutos são redondos e suculentos. Mas o que chama a atenção nessa planta são as raízes modificadas, as túberas ou batatas. O umbu é uma fruta que vai do doce ao azedo, dependendo das chuvas, do semiárido nordestino.

Durante a safra, de novembro a março, os umbuzeiros ficam carregados de frutos que são comidos in natura ou usados para fazer doce, refresco ou a famosa umbuzada. É uma fruta bem perecível.


























Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem