A ressaca do mar que atingiu o litoral cearense deixou as calçadas e o asfalto da Avenida Beira-Mar cheias de areia nesta sexta-feira (2). No Aterro da Praia de Iracema, próximo a Estátua de Iracema, o calçadão ficou encoberto de areia. A água derrubou os tapumes da obra do Acquário e arrastou materiais.

O período de alerta da Marinha do Brasil para banhistas e navegantes evitarem o mar se estende até as 21 horas desta sexta-feira. O pico das ondas pode chegar a 3,5 metros, de acordo com a Capitania dos Portos do Ceará.

“Não fiquei muito assustada. Todo ano é assim que fica a praia”, relata a vendedora ambulante da Praia de Iracema, Cláudia Pires.

Os garis da prefeitura fizeram o trabalho de retirar a areia com carrinhos de mão e pás. Em outro ponto do calçadão, próximo ao Estoril, mais destruição. No lugar de areia, pedras. Elas foram trazidas do mar pela força da água.
A maré subiu e avançou a noite desta quinta-feira (1º) tanto que destruiu parte dos tapumes das obras do Acquário de Fortaleza. A preocupação dos banhistas é que nesta sexta o mar continue avançando e traga pedaços da obra pra areia. Tem madeira, ferro, entre outros objetos.

A Defesa Civil de Fortaleza orientou que todos ficassem longe do mar. As ondas mais fortes começaram quinta pela tarde. Em outro ponto, na Praia do Mucuripe, o Iate Clube começou a reforçar o paredão para barrar a água. O mar invadiu o bar que fica na praia.

Sobre os tapumes e materiais arrastados da obra do Aquário para praia, a Secretaria de Turismo do Ceará disse que vai enviar uma equipe ao Acquário ainda nesta sexta-feira para avaliar se os tapumes serão recolocados imediatamente ou se vão aguardar o fim da ressaca do mar. Disseram ainda que não há risco para a população, mas recomenda as pessoas evitarem frequentar o espaço por causa da força das ondas.

Destruição na Praia do Icaraí

A Praia do Icaraí no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, também sofreu com a ressaca do mar. A água do mar atravessou a barreira de contenção e invadiu a pista. A força da água destruiu as contruções que ainda restavam e levou pedras para o asfalto.
Fonte: G1 Ceará

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem