Prefeito Dr. José Adriano assinou o projeto de internet gratuita para o município de Mundo Novo-BA.

O governo federal lançou formalmente nesta segunda, 12/3, o programa Internet para Todos, em evento de alto calibre político com a presença de 2.471 prefeitos, nas contas do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O objetivo é usar o satélite geoestacionário gerido pela Telebras para garantir conectividade em banda Ka nas áreas desatendidas.

“Estamos colocando o Brasil no mundo moderno, trazendo a modernidade para o país. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse que desde 2005, quando ele era ministro das Comunicações, já se falava em levar banda larga para todos os municípios e escolas públicas. Passou todo esse tempo sem chegarmos, mas agora é levado adiante”, destacou o presidente Michel Temer durante a cerimônia, em Brasília.

Como lembrado no evento, a adesão das prefeituras se dá sem custos diretos, embora caiba aos municípios prover local para a instalação de antenas e cuidar da segurança. Como o programa é uma derivação do Gesac – Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão – já existe isenção tributária na oferta das conexões, cuja promessa é de serem em preços acessíveis aos cidadãos.

De acordo com o ministro Gilberto Kassab, o objetivo é fazer acordos com todos os prefeitos do país. “Até o presente momento 2.471 prefeitos pessoalmente estão aqui neste momento para assinar esse contrato que vai permitir utilizarmos o satélite da melhor maneira possível. Mas centenas de prefeitos ligaram neste fim de semana pois não poderiam comparecer e teremos um segundo lote a ser fechado em três semanas. E provavelmente vamos atingir 100% dos municípios brasileiros.”

Segundo a Telebras, o termo de adesão que assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica. A promessa é de que as antenas comecem a ser instaladas em maio.

A estatal terceirizou a operação do programa para a empresa americana Viasat, em acordo que destina a ela 100% da capacidade em banda Ka do satélite geoestacionário de defesa e comunicações, ou seja, 58 Gbps. De acordo com a Telebras, “a Viasat alavancará a rede satelital do SGDC-1 para explorar serviços de satélite em comunidades isoladas, por meio de WiFi Hotspots de acesso à Internet de baixo custo, além de explorar os mercados residencial, empresarial e de aviação”.

Convergência Digital

http:m.convergenciadigital.com.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem