A Coordenação da base descentralizada do SAMU-192 em Mairi, para melhor esclarecimento da nossa população vem informar que ao ligar o número 192 esta chamada será atendida na Central de Regulação de Urgências (CRU) em Irecê atende toda Macro Região Centro Norte área que abrange 36 municípios com uma população total de aproximadamente 800.000 habitantes. O objetivo desta Central é orientar e organizar o fluxo de atendimento disponibilizando quando necessário uma equipe para o local através do Serviço Móvel de Atendimento Urgência (SAMU-192). A equipe da Central de Regulação é composta por TARM (Técnico Auxiliar de Regulação Médica), Operador de Frota e o Médico Regulador. O TARM atende o chamado, identifica o solicitante e a vítima, localiza o endereço e pontos de referência (a equipe só pode chegar se souber para onde ir), isso demora em média dois minutos. Em seguida a ligação é transferida para o médico regulador que por sua vez analisa ás condições da vítima, identifica o grau de gravidade, orienta as medidas iniciais e determina a assistência a ser prestada, que pode ser desde uma orientação até o acionamento das equipes do SAMU 192, essa ação pode demorar até cinco minutos. Se houver a necessidade de acionamento das equipes a ligação é transferida para o Operador de Frota que dispara a equipe assistencial do município de origem do chamado ou da localidade mais próxima, esse tempo pode demorar até dois minutos. A equipe acionada tem dois minutos para deixar a base em direção á vítima. Tempo total da chamada até a saída da base pela equipe assistencial é de até onze minutos. O tempo entre a saída da base e a chegada da equipe SAMU 192 ao local de atendimento varia de acordo com a distância, a qualidade das estradas, o trânsito e a precisão do endereço informado pelo solicitante.

Infelizmente mais de um chamado pode chegar ao mesmo tempo na Central de Regulação, acarretando a dificuldade do contato imediato da população com o atendimento da Central (192).

Mesmo se o cidadão buscar atendimento diretamente na base do SAMU 192, este deve estar ciente que a equipe presente acolhera a solicitação, mas não poderá se deslocar para o local sinalizado de imediato, pois terá que comunicar a Central que avaliará o caso e tomará a decisão de liberar ou não a equipe para o atendimento no local .

Em casos em que exista risco de segurança para a população e a equipe, como em agressões por arma branca, arma de fogo, pessoas agressivas, entre outras, o atendimento de Saúde Pública (SAMU 192) só ocorrerá após a Segurança Pública (Polícia Militar) garantir a segurança do local.

Os questionamentos feitos pela equipe da Central de Regulação de Urgência tem o objetivo de garantir o atendimento com o princípio da Equidade (oferecer mais recursos para quem mais precisa). Para isso, se faz necessário filtrar as informações colhidas evitando enviar os recursos (SAMU 192) para questões de baixa complexidade. Convivemos com um número alarmante de trotes, mais de 50% das ligações para o número 192 são trotes.

Precisamos da colaboração de todos, NÃO AO TROTE!
Sílvia Carneiro – Secretária de Saúde de Mairi

Danilo Oliveira – Coordenador do Samu em Mairi

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