Gestores da cidade, profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família e o Programa Melhor em Casa discutiram em Mairi a política da Rede de Atenção Psicossocial. O Raps recomenda o atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Com o tema, Tecendo Redes, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o Programa Melhor em Casa, o Samu, o Caps, a Secretaria de Assistência Social e representantes do Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães também participaram do encontro, realizado na última sexta-feira (9).

A conversa teve o objetivo de promover discussões e reflexões acerca da clínica da saúde mental (clínica ampliada, rede, território e cultura na RAPS), assuntos como histórico da rede psicossocial como a reforma psiquiátrica, Portaria RAPS 3.088/2011 e a importância da integração das redes.

Profissionais de diversas áreas participaram do encontro.

Essas redes contribuíram para a realização da capacitação dos profissionais, a fim de apresentar outras possibilidades de tratamento, não somente o modelo psiquiátrico tradicional, mas oferecendo outras possibilidades para a garantia de um atendimento com melhor qualidade.

Ao final do seminário foi construído o Plano de Ação em Saúde Mental do Município. A colaboradora e palestrante Jamylle Gabriele, Assistente Social com formação em Saúde Mental há 10 anos, ressalta que “o trabalho em Saúde Mental nos convoca a criar e articular possíveis saídas, que enlacem os sujeitos em uma dimensão de tratamento”. Destaca que tratar o paciente não é zerar sintomas de forma padronizada e rápida e sim inserir o portador nos domínios da cidadania.

Carlos Eduardo Soares, especialista em Saúde Pública realizou um embasamento reflexivo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as novas formas de articulação entre as redes de saúde. Estiveram presentes para consolidar as ações, o prefeito Jobope, o vice-prefeito, Gustavo Carneiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Mundinho do Bar, além dos vereadores, Alan, João de Ionete, Pororó e Luiz do Angico. A Secretária de Saúde Sílvia Carneiro reforçou a importância do tema e das ações em Educação em Saúde.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem