Ações em saúde mental são discutidas em seminário realizado em Mairi

Gestores da cidade, profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família e o Programa Melhor em Casa discutiram em Mairi a política da Rede de Atenção Psicossocial. O Raps recomenda o atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Com o tema, Tecendo Redes, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o Programa Melhor em Casa, o Samu, o Caps, a Secretaria de Assistência Social e representantes do Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães também participaram do encontro, realizado na última sexta-feira (9).

A conversa teve o objetivo de promover discussões e reflexões acerca da clínica da saúde mental (clínica ampliada, rede, território e cultura na RAPS), assuntos como histórico da rede psicossocial como a reforma psiquiátrica, Portaria RAPS 3.088/2011 e a importância da integração das redes.

Profissionais de diversas áreas participaram do encontro.

Essas redes contribuíram para a realização da capacitação dos profissionais, a fim de apresentar outras possibilidades de tratamento, não somente o modelo psiquiátrico tradicional, mas oferecendo outras possibilidades para a garantia de um atendimento com melhor qualidade.

Ao final do seminário foi construído o Plano de Ação em Saúde Mental do Município. A colaboradora e palestrante Jamylle Gabriele, Assistente Social com formação em Saúde Mental há 10 anos, ressalta que “o trabalho em Saúde Mental nos convoca a criar e articular possíveis saídas, que enlacem os sujeitos em uma dimensão de tratamento”. Destaca que tratar o paciente não é zerar sintomas de forma padronizada e rápida e sim inserir o portador nos domínios da cidadania.

Carlos Eduardo Soares, especialista em Saúde Pública realizou um embasamento reflexivo sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as novas formas de articulação entre as redes de saúde. Estiveram presentes para consolidar as ações, o prefeito Jobope, o vice-prefeito, Gustavo Carneiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Mundinho do Bar, além dos vereadores, Alan, João de Ionete, Pororó e Luiz do Angico. A Secretária de Saúde Sílvia Carneiro reforçou a importância do tema e das ações em Educação em Saúde.
Ações em saúde mental são discutidas em seminário realizado em Mairi Ações em saúde mental são discutidas em seminário realizado em Mairi Reviewed by Agmar Rios on 3/13/2018 08:35:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário