A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador CEREST- Jacobina, realizou no último dia 02/02/2018 no espaço Cultural da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, a 1ª Capacitação em Saúde do Trabalhador, com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde do setor pÚblico e privado.

Durante o evento foram abordadas questões relevantes para intensificações das ações em saúde do trabalhador bem como a importância das Notificações Epidemiológicas dos Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalhador (ADRT), emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) bem como a inclusão da notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

A Dra Marília Edite médica do trabalho do CEREST alertou sobre os casos subnotificados em toda região, o que impossibilita um quadro fidedigno da real situação dos acidentes e doenças que mais acometem os trabalhadores. “Precisamos de um olhar diferenciado ao atender um paciente vítima de acidente, buscando averiguar se ocorrido está ou não relacionado ao Trabalho.”

Durante o ano de 2017 ocorreram em nosso município dois Acidentes de Trabalho com Exposição à Material Biológico.

Para o ano de 2018, a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) irá desenvolver ações voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, com objetivo de melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores. O responsável pelo desenvolvimento das atividades será o Fisioterapeuta Rogério Gomes Queiroz, que em parceria com a Vigilância Epidemiológica Municipal e o CEREST Regional irão implementar as atividades no município.

Emanuelle Santos de Oliveira
Coordenadora VIEP
Coren Bahia 329 458
Mairi-Ba

Sílvia Alves Ferreira Carneiro
Secretária Municipal de Saúde
Mairi – BA

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem