Na manhã desta sexta-feira, 19 de janeiro de 2018, aconteceu uma reunião na sede da Prefeitura Municipal de Várzea da Roça, com o prefeito Loury, membros do seu governo e representantes da APLB Sindicato, entidade de classe coordenada pela professora Margarida. 

Assunto em pauta: pagamento do salário de dezembro de 2017, dos profissionais da Educação do município, tendo com resultado um acordo entre a gestão municipal e a categoria: o salário será pago em até cinco vezes, com primeiro pagamento a partir de fevereiro. 

“Analisamos vários aspectos e diante da real situação do município, mesmo a gente sabendo que isso é prejudicial ao servidor, aceitamos porque a maioria achou viável. Lembrando que essa decisão foi tomada após muito debate entre a direção da APLB e seus membros, com participação também do executivo”, disse Margarida.

Perguntamos o que aconteceu de fato para a gestão fechar o ano sem efetuar o pagamento do salário da categoria, a Coordenadora da APLB respondeu: “Na verdade, se a gente analisar os números houve uma queda de mais de R$ 600 mil reais nas verbas do FUNDEB, em relação a 2016, mas não vejo isso como justificativa. Quando a gente recebe menos, tem que gastar menos. Ele (prefeito Loury) não começou o ano economizando, o que foi alertado pela APLB em várias oportunidades. Resultado: quando ele percebeu que precisava economizar, já havia atrasos e foi gerando uma bola de neve”, relatou a Coordenadora. Ainda sobre os problemas administrativos no olhar da APLB, a professora Margarida acrescentou: “Atraso salarial desse tamanho, foi o primeiro, mas ele começou atrasando outras coisas que são pagas com a mesma verba, ao final, não conseguiu pagar dezembro”, explicou Margarida.

Quanto ao pagamento do 13º salário e 1/3 de férias, a Coordenadora da APLB explicou que o 13º salário foi pago mesmo com atraso, mas a gestão conseguiu cumprir com esse direito no final do ano passado, quanto ao pagamento do 1/3 de férias, a informação da gestão é que será depositado ainda nesta sexta-feira na conta dos profissionais da Educação de Várzea da Roça.

Quanto ao número de profissionais da Educação de Várzea da Roça, a Coordenadora informou que não possui números exatos da entidade de classe devido a mudança do quadro ano após ano. “Alguns estão ocupando cargos, outros aposentaram, mas acredito que temos em torno de 140 professores efetivos no município”, colocou a Coordenadora que participará do Jornal Transamérica 2ª edição desta sexta-feira, no horário das 18h, com mais informações sobre os temas em destaque.

Fonte: Repórter Bahia 
Arnaldo Silva, DRT – 2805/BA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem