Maior parte do estado continuará com o tempo fechado

Salvador e várias outras partes da Bahia têm previsão de chuva para esta terça-feira (12), segundo informações do Inema, que divulgou hoje que áreas de instabilidade na Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) manterão o céu nublado em quase todo estado. 

Em Salvador e na Região Metropolitana, o céu segue nublado, podendo chover a qualquer momento. Na capital baiana, a previsão é de temperaturas entre 23ºC e 32ºC. 

A previsão é de que o céu siga encoberto e chuvoso em toda a faixa centro-sul e oeste da Bahia. A possibilidade de chuva forte não foi descartada, especialmente no Oeste, área do São Francisco, Sudoeste e Sul do estado, onde a precipitação pode vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento intensas. Na Chapada Diamantina e no Recôncavo também há possibilidade de chuva ao longo do dia.

No Norte e Nordeste também são esperadas chuvas, mas fracas e isoladas, em meio ao sol. Nessas regiões devem ser registradas as temperaturas mais altas do estado, com máximas de até 36ºC.

O Inema destaca que o final da primavera e início do verão registram aumento na incidência da radiação solar, com elevação nos índices de radiação ultravioleta (IUV) na Bahia. Na terça e na quarta, os IUVs devem oscilar de 13 a 14, classificados, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como "extremos". Por conta disso, é preciso redobrar os cuidados no caso de exposição prolongada ao sol, com uso de filtro solar, chapéus, óculos escuros e roupas leves, especialmente entre 10h e 16h.

Ocorrências

Desde a chuva de sábado, a Comissão de Defesa Civil de Salvador já registrou 73 ocorrências na capital. As denúncias de alagamento e ameaça de desabamento de imóvel foram as mais solicitadas em 19 localidades da cidade. Os bairros de Periperi e São Marcos foram o que mais tiveram ocorrências. Não houveram feridos ou vítimas.

As chuvas que atingiram a capital tiveram o dobro do volume previsto para esse mês. Segundo o Inema, a previsão para o mês de dezembro era 142,8 mm baseado nos últimos 30 anos.  As áreas mais atingidas pelas chuvas do fim de semana foram Planalto Real e Campinas de Pirajá.

Chuva forte e nuvens carregadas

No sábado, Salvador viveu um dia de muita chuva e no domingo o tempo seguiu nublado. A Marinha do Brasil emitiu um alerta informando que um ciclone subtropical deve passar sobre o mar do estado do Espírito Santo, o que deve provocar ventos fortes e ondas de 3 a 5 metros de altura também no Sul da Bahia. A previsão para Salvador é que o tempo permaneça nublado, com pancadas de chuva pelo menos até quarta-feira (13), segundo o Inmet.

Com a chuva, Salvador registrou quedas de energia em alguns pontos de bairros como Graça, Imbuí, Periperi, Paripe e Costa Azul - este último já normalizado, segundo a Coelba. A assessoria da empresa explicou que a ocorrência de raios causa o "desarme" na rede, o que gera as quedas de luz. Equipes trabalham na normalização do serviço.

De acordo com a Marinha, os efeitos do ciclone começaram a ser sentidos desde as 10h deste sábado e devem continuar até a segunda-feira (11). O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitiu um aviso de mau tempo para alertar os navegantes.

A chuva causou alguns sustos no fim de semana. Na manhã de sábado, o jatinho do cantor Leonardo atolou em Barreiras. Em dois vídeos postados nas redes sociais, o artista brincou. “Choveu até atolar o avião. Ali, mostra lá! Nós vamos furar o pneu do avião com essa pá”, disse em vídeo publicado. “É a primeira vez que vejo avião atolado no asfalto . Acontece de tudo, né?”, falou em outro vídeo.

Clique aqui e veja mais.

Fonte: Correio 24 Horas

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem