Na última sexta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o encerramento das atividades de 2017, em Mairi, do Pacto Estadual pela Alfabetização na Idade Certa, através de um seminário cujo tema foi Rede de Experiência: Práticas, Registros e Memórias no Ciclo de Alfabetização.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e contou com a presença de coordenadores escolares, coordenadoras pedagógica e local do Pacto Estadual, superintendente da educação, coordenadoras de projeto e programas especiais da SME, diretores/as, professores alfabetizadores, do prefeito Jobope e também de alunos.

O Pacto Estadual pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Estadual e Municipal, com objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Após a coordenadora pedagógica, Normeide Rios Alves, e a coordenadora local, Silvete Moraes darem as boas-vindas, o seminário teve início com a exibição e reflexão do poema de Cora Coralina, “Sou feita de Retalhos” que fala, entre outras coisas, sobre a formação do ser humano em seus diversos aspectos.

Em seguida teve apresentações culturais, com a participação da Escola Reino Encantado, da Creche Nossa Brinquedoteca, com o grupo de Dança Juventude em Arte e do professor Salvador Carneiro que recitou um Cordel sobre a importância da Formação Continuada no Ciclo de Alfabetização.

Objetivo Seminário
O objetivo do Seminário é socializar e proporcionar a troca de práticas de sala de aula através da interação entre professores alfabetizadores da rede de ensino e, além disso, refletir sobre as práticas pedagógicas de alfabetização em sala de aula e sobre avaliação dos resultados de alfabetização no município de Mairi.

Durante o evento foram apresentados relatos de experiências das principais ações, que foram desenvolvidas durante o ano letivo de 2017 pelos professores participantes do programa, com temáticas voltadas para a alfabetização, letramento, escrita, oralidade e matemática.

Após as apresentações das práticas em sala de aula, as coordenadoras Normeide Rios e Silvete Moraes finalizaram o evento agradecendo a presença de todos e deixando uma frase de Emilia Ferreiro que diz : “(…) Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.”

Veja fotos do evento aqui. Aproveite e curta a página da Prefeitura no Facebook.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem