Professora de Ciências promove 1ª Feira de Ciências no Grupo Escolar Getúlio Vargas, em Mairi

O Grupo Escolar Getúlio Vargas (GEGV) promoveu nesta quarta-feira, 22/11, a 1ª Feira de Ciências. A professora de Ciências do Ensino Fundamental, Núbia Rios, organizou juntamente com os alunos do 6° e 7° ano uma Feira de Ciências com diversos temas dentro da área de Biologia. 

 A Feira teve como objetivo dar oportunidade aos alunos a desenvolver e adquirir meios para a construção do conhecimento, e possibilitar a socialização e o conhecimento de métodos de apresentação de trabalhos e ações criativas sobre problemas reais do cotidiano. Além disso, a Feira incentivou os alunos a conhecer métodos científicos, facilitando o aprendizado. 

Alunos de cinco turmas participaram ativamente da Feira com maquetes, cartazes, exposição de animais invertebrados e frutos.  As duas turmas do 6° ano, apresentaram maquetes e cartazes relacionado a Terra no Universo (planetas, constelações e  Lua); A presença de água no ambiente (a fórmula e seus estados físicos), sobre o solo (tipos de rochas) , as camadas da atmosfera, fatores relacionados às condições meteorológicas e efeito estufa com os elementos, água, ar, fogo e terra. Já as três turmas do 7° ano apresentaram os tipos de células, os cinco reinos: Monera   (bactérias), Protoctista (algas), Fungi (fungos), Plantae(plantas pteridófitas com sua reprodução e plantas angiospermas com suas partes) e Animallia (animais vertebrados com as classes e invertebrados e seus  filos).

As atividades foram supervisionadas pela professora organizadora da Feira. Segundo a professora, a feira foi um sucesso. “Todos os alunos foram receptivos à ideia da Feira. Participaram na produção dos trabalhos e, eu, os orientei ativamente em relação aos trabalhos e pesquisas como fonte de complementação de algumas maquetes e cartazes ”, relatou a professora.

“Tudo o que os alunos demonstraram aqui hoje foi fruto do trabalho dentro e fora da sala de aula, buscando trazer o conteúdo trabalhado para a realidade, já que é mais fácil ver a matéria na prática” completou a professora.

Na opinião dos alunos, a feira foi muito boa não só pelo conteúdo, mas pela oportunidade de trabalhar em grupo e mostrar os seus trabalhos realizados durante o segundo semestre. 

Aproveitando a oportunidade a professora, mostrou um microscópio digital feito com um smartphone, uma lente e alguns apetrechos que podem ser encontrados em loja de construção (acrílico, madeira, parafusos, arruelas e porcas). A professora reproduziu um modelo criado por um aluno de pós-graduação da Universidade Grinnell, nos Estados Unidos chamado Kenji Yoshino, que buscava deixar a ciência mais acessível e trazer uma alternativa aos microscópios caros. 

A ideia da professora do GEGV era deixar as aulas de Ciências mais atraentes e interessantes, já que a escola não possui laboratório/equipamento para tal. Com o microscópio genérico, os alunos conseguiram realizar algumas observações nas folhas vegetais e insetos com  uma ampliação de 175 vezes ou mais. 










































Professora de Ciências promove 1ª Feira de Ciências no Grupo Escolar Getúlio Vargas, em Mairi Professora de Ciências promove 1ª Feira de Ciências no Grupo Escolar Getúlio Vargas, em Mairi Reviewed by Agmar Rios on 11/25/2017 07:34:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário