Mesmo com tantas campanhas de prevenção contra o câncer de próstata, ainda há muito preconceito em relação aos exames que precisam ser feitos para se ter o diagnóstico precoce da doença. Como bem afirma seu Edvaldo Barbosa “os homens precisam parar de besteira e cuidar da saúde”.

Apesar de seu Edvaldo ter essa consciência hoje, nem sempre foi assim.

A sua jornada começou após ele se dirigir a uma unidade de saúde para buscar medicamento para pressão alta. Quando menos esperava, recebeu o convite de um médico para fazer o exame de sangue do PSA, que ajuda no diagnóstico da doença.

Seu Edvaldo fez o exame e foi constatado um valor elevado no diagnóstico. “Eu não me importei muito, me encaminharam para fazer um outro exame, mas fiquei adiando”, confessa.

O apoio familiar nesse momento também é muito importante. Por isso, a sua esposa, mais conhecida como Tel, correu para marcar consultas para o marido após saber do resultado do exame. O problema é que o preconceito de seu Edvaldo falava mais alto e, por conta disso, ele ficou sem ir ao médico para fazer o teste novamente.

“Só fui me consultar depois de um ano que tinha feito os exames e aí foi que descobri que estava com câncer. Aí foi bem pior porque a cirurgia não resolvia mais, tive que fazer radioterapia e o sofrimento foi maior”, admite.

Seu Edvaldo conta que fez 35 viagens para Salvador, onde fez o tratamento, e passou por 39 sessões de radioterapia. Hoje, com os seus 76 anos ele está bem e tirou uma grande lição em meio a todo o sofrimento, lição essa que quer compartilhar com todos os homens:

“Vamos parar de besteira e cuidar da nossa saúde. Pior do que ficar sem fazer o exame para se tratar logo, caso seja diagnosticado o problema, é deixar o tempo passar e sofrer como eu sofri. Não tivesse deixado para depois, uma cirurgia resolvia meu problema. Então, digo a todos os homens: façam os seus exames logo, porque deixar para depois pode ser pior.”

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem