Nesta sexta-feira (17) é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade e a Secretaria de Saúde de Mairi por meio da Rede Cegonha faz alerta para cuidados com o pré-natal, como a importância da hidratação na gestação, pois a falta de água pode provocar contrações, fator que pode adiantar o parto.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, é considerado parto prematuro os nascimentos que ocorrem entre a 22ª e a 37ª semana de gestação com sintomas de contrações e dilatação do colo de útero. Os casos de bebês prematuros são comuns em aproximadamente 11,7% dos partos.

Em caso de nascimento de um bebê prematuro, é recomendado que a mãe mantenha o aleitamento materno. Se para um bebê que nasceu com 9 meses a amamentação é importante, para um prematuro ela é fundamental.

Para evitar um nascimento prematuro e complicações na saúde, é fundamental que a mãe realize o acompanhamento pré-natal, com exames e consultas indicados pela equipe de saúde, como também a atenção especial às infecções genitais, como corrimentos e infecções urinárias. Além de infecções, o tabagismo deve ser evitado, pois as toxinas do cigarro geram a diminuição do fluxo sanguíneo para o bebê, que acaba recebendo menos nutrientes e oxigênio.

Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem