Ao começar uma dieta, é preciso ter consciência de que os hábitos de alimentação devem mudar. Quase todo mundo não consegue atingir os objetivos de um corpo perfeito por não conseguir deixar de lado alguns alimentos, mesmo que em pequenas quantidades. Por esse motivo fizemos uma visita a Nutricionista, Lilian Dourado para esclarecer aos nossos leitores os erros cometidos por quase todo mundo.

-Caçuá Notícias: Detesto beber água, será que eu consigo emagrecer bebendo pouca água?

-Nutricionista Lilian Dourado: Água é imprescindível para a manutenção da saúde e bem estar do nosso organismo, e é extremamente necessário repor as perdas que vão acontecendo ao longo do dia, para assim evitar a desidratação e até a retenção de líquidos, que pode acontecer numa tentativa do nosso corpo de compensar a falta de água. Ela é importante aliada no processo de emagrecimento porque cumpre o papel de hidratar diminuindo a ingestão de outros tipos de líquidos açucarados, como sucos e refrigerantes. Além disso, a sede é comumente confundida com a sensação de fome, o que nos leva a comer mais. A água auxilia ainda na eliminação de toxinas e tem papel fundamental no funcionamento do intestino, formando junto com as fibras uma dupla importantíssima. Algumas dicas podem ser utilizadas para estimular o consumo de água, como por exemplo: Ter sempre a mão uma garrafa cheia e que esteja colocado em um local bem visível, usar alarmes como lembrete, colocar uma garrafa na mesa de cabeceira, utilizar na água uma rodela de limão, laranja ou hortelã para saborizar; e o mais importante ingerir a água antes mesmo da sensação de sede.

-Caçuá Notícias: Posso comer carboidrato à noite, ou vou engordar?

-Nutricionista Lilian Dourado: No processo de emagrecimento o mais importante é seguir uma dieta balanceada, e dentro disso os carboidratos desempenham papel importantíssimo já que servirão para fornecer energia ao nosso corpo. Não há proibição de seu consumo a noite e o fato de ser consumido nesse horário não serão responsáveis pelo ganho de peso, como disse antes, dentro de um plano equilibrado. O que irá interferir na perda de peso é o consumo total de calorias diárias, além disso, devemos buscar consumir carboidratos de boa qualidade, preferencialmente os integrais.

-Caçuá Notícias: Suco de fruta natural é saudável, então posso beber a vontade também?

-Nutricionista Lilian Dourado: O suco de fruta natural é mais vantajoso apenas quando comparados a sucos artificiais e industrializados, mas não por isso pode ser consumido irrestritamente uma vez que concentra calorias e açúcares. No preparo dos sucos diminuímos as fibras das frutas e até algumas vitaminas, além disso, concentramos calorias e muitas pessoas recorrem ao uso de açúcar para adoçar o que é prejudicial em excesso. Numa dieta saudável a dica é: beba água e coma a fruta.

-Caçuá Notícias: Posso comer ovo todos os dias?

-Nutricionista Lilian Dourado: Novamente precisamos ressaltar que mais importante que afirmativas como esta é dizer que devemos seguir uma dieta balanceada, e dentro disso o ovo pode estar presente diariamente. Esse alimento é uma excelente fonte de proteína, a albumina, que auxilia na recuperação dos músculos e dá saciedade. A lecitina presente dificulta a absorção de colesterol no intestino, além disso, na gema encontramos a colina, substancia que melhora a memória. Enfim, é um alimento muito rico, mas não podemos deixar de destacar que a forma de preparação é determinante na manutenção de suas características benéficas, e que devemos evitar a preparação sob forma de fritura.

-Caçuá Notícias: Minha amiga faz uma dieta, aquela da revista, perdeu 6kg. posso fazer enquanto meu plano não chega?

-Nutricionista Lilian Dourado: As dietas apresentadas em revistas que prometem o corpo dos sonhos para as pessoas são além de enganosas muito perigosas. A maioria promete uma grande perda de peso em pouco tempo o que não é seguro para a saúde dos indivíduos. Além disso, geralmente se apresenta sob forma de um cardápio pobre sem orientação de substituições, levando a monotonia alimentar e aumentando as chances de desistência. Alguns alimentos são apresentados como “milagrosos” e fazem as pessoas apostar todas as suas fichas nele, se transformando muitas vezes em frustração. Enfim, nesses casos, não há promoção de mudanças de hábitos alimentares, nem reeducação alimentar e, em muitos casos, não se ressalta a importância da prática de atividade física associada à dieta. Portanto, para funcionar, o plano alimentar deve ser individualizado e orientado pelo profissional capacitado para isso, que é o Nutricionista.

“Antes de comer qualquer coisa, pergunte-se: vale a pena engordar com isso?”

Fonte: Caçuá Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem