Agmar Rios,  Eduarda Venezuella e Wemisson Santos.

Comunicadores e comunicadoras populares e comunitários/as, blogueiros/as, assessores/as de comunicação de entidades sociais e demais lideranças dos movimentos de mulheres/feministas participaram no dia 08 de novembro de 2017, da Oficina Interterritoial sobre Relações de Gênero, Violência e a Imagem da Mulher na Mídia, que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar do município de Conceição do Coité.

Do Território de Identidade Bacia do Jacuípe participaram da atividade o blogueiro Agmar Rios de Mairi, o diretor/presidente da Rádio Comunitária Mairi FM Valdizar Alves e os comunicadores/as Diego Silva e Leia Karvalho, a repórter do VR14 Eduarda Venezuella da cidade de Nova Fátima e Wemisson Santos diretor e repórter do site Hora 1 Notícias.

A oficina foi realizada pelo Movimento de Organização Comunitária – MOC, através dos Programas de Gênero e Comunicação e teve o objetivo de aprofundar a concepção de gênero e suas relações sociais/desiguais influenciados pelos meios de comunicação, além de discutir sobre a representação das mulheres na mídia.

Outra proposta foi tratar da campanha de enfrentamento a violência contra as mulheres, seus desafios e possibilidades frente aos meios de comunicação da e propor, mediante o diálogo, a construção de estratégias de comunicação e mídia que possam contribuir para a promoção da igualdade de gênero e enfrentamento a violência contra as mulheres e meninas.

A campanha que traz o título: O Problema Também é Seu – Não à violência contra mulheres, está atrelada aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres, especificamente na edição deste ano, foi planejada e desenvolvida numa parceria com o Comitê de Mulheres do Território do Sisal, apoio de diversas entidades e movimentos sociais do Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe.

Neste sentido o Movimento de Organização Comunitária – MOC, por já ter desenvolvido em anos anteriores campanhas neste sentido puxou o debate para envolver a comunicação na campanha. Foi apresentado debates sobre as relações de gênero e o papel da mídia além de conceitos de gênero, feminismo, machismo, estereótipos e violência.

A oficina tratou também da importância e do engajamento de comunicadoras/es na campanha para a ampla visibilidade e acesso da população às informações. A partir desse contexto os/as participantes trouxeram propostas para realizar ações dentro dos meios de comunicação onde atuam para fortalecer a campanha bem como a inserção de conteúdos que promovam a difusão de uma mídia democrática, inclusiva e não-sexista.

A campanha - O Problema Também é Seu – Não à violência contra mulheres – será lançada dia 16 de novembro, no município de Conceição do Coité, com a participação de entidades e movimentos sociais, poder públicos e população em geral.

Por Kívia Carneiro (Comunicóloga)
Programa de Comunicação do MOC-PCOM





















































Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem