Arte, diversão e conhecimento, tudo isso em um só lugar! Assim foi o 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro e reuniu milhares de estudantes de todo o estado. 

O evento foi sediado na Arena Fonte Nova, onde os alunos, que participaram de oficinas preparatórias desde o dia 19, tiveram a oportunidade de apresentar projetos desenvolvidos por eles durante o ano anterior.

Todos que estiveram presentes prestigiaram a mostra dos projetos artísticos Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempo de Arte Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Dança Estudantil (DANCE), Festival Estudantil de Teatro (FESTE), Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante), Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA), além da Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA).

O NTE 15 - Núcleo Territorial de Educação de Ipirá - Ba, foi representado pelos alunos Bruno Gonçalves Ribeiro, Daiane Santana Santos e Israel Rios Santos do Colégio Estadual Abelardo Moreira (CEAM) de Mairi - Ba, que abordaram a importância da cultura de produção de artesanato com barro na região onde moram.

O projeto, participante do EPA e intitulado "A cultura do barro", foi desenvolvido por eles e a colega Natyara Ferreira de Freitas, através de pesquisas realizadas na Fazenda Estrelinha, próximo ao Teobaldo, povoado de Mairi.

A arte do barro é uma atividade que já existia há anos antes de Cristo; no Brasil é uma prática muito representativa para a cultura popular e é no nordeste que se concentra a maior produção de peças utilizando este material. Ótima alternativa de trabalho e renda, contribui fortemente para o crescimento econômico das famílias que confeccionam e vendem seus produtos principalmente na feira livre.

EPA 2017 - Representantes Mairi

Na região de Mairi, essa forma de artesanato vem perdendo cada vez mais força e, consequentemente, sendo esquecida. Com isso, os alunos esperam influenciar e motivar o resgate e a valorização da arte do barro no município, para que volte a contribuir, não só economicamente, mas também, com a cultura da região.

Texto: Israel Santos







Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem