As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Como o objetivo de ampliar as discussões sobre doenças reumáticas na Bahia, a Associação de Pessoas com Deficiência de Mairi (AMPED), o Grupo de Atenção à Pessoas com Lúpus de Juazeiro e a Ação Social Arquidiocesana de Salvador (ASA), com o apoio da Sociedade Bahiana de Reumatologia e outras instituições, realizam no próximo dia 26 uma Reunião Ampliada para debater o tema.

O encontro que acontece das 13 às 17h, no Centro Arquidiocesano de Pastorais, em Salvador, tem como objetivo debater a situação das pessoas com enfermidades reumatológicas, dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) e traçar estratégias para a reversão do atual quadro referente à Reumatologia no estado.

De acordo com a presidente da AMPED, Adriana Bispo, encontros como este são de extrema importância devido à realidade complexa na qual vivem pacientes de doenças reumáticas crônicas degenerativas atendidos no Sistema de Saúde Pública da Bahia.

Ela defende que o diálogo é primordial. É um ambiente propício para compartilhar experiências e apontar soluções. “É o momento de pacientes expressarem suas vivências trazendo à luz da sociedade os impactos físicos, psicológicos e sociais gerados pelas doenças que possuem, assim como, expressarem suas dificuldades de acesso aos serviços de saúde”.

“É um espaço para médicos especialistas, outros profissionais da saúde e representantes do poder público exporem suas visões e juntos, buscarmos a reversão desse quadro”, destaca Adriana Bispo.

Segundo a representante do Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático, Mônica Martinelli, as doenças reumáticas são uma das enfermidades mais frequentes em todo o mundo e precisa de mais atenção do poder público.

“São doenças agressivas, que incapacitam, levam à cadeira de rodas. Nos três anos que participamos dessa luta contra as doenças reumáticas, percebemos as dificuldades dos pacientes, principalmente em relação ao acesso ao tratamento e à prevenção”, destaca Mônica Martinelli.

Serviço:

Tema: Dialogo sobre doenças reumáticas

Horário: Das 13 às 17h

Local: Centro Arquidiocesano de Pastorais

Endereço: AV. Leovigildo Figueiras, 270, Garcia, Salvador

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem