A Secretaria de Educação vem a público esclarecer a respeito da matéria publicada nas redes sociais, dizendo que não serão cumpridos os 200 dias letivos. Afirmamos que só serão antecipadas as avaliações da 4ª unidade (11, 12 e 13/12 para 01, 04, 05 e 06/12) para dar mais tempo para os professores corrigirem suas provas, fazerem segunda chamada, reunião de pais para comunicar quem ficará em recuperação, e, dessa forma, não prejudicar nenhum aluno. Lembro também que dias 7 e 8 de dezembro é decretado feriado e dia 14/12 também feriado (Dia do Evangélico).

Este ano, diferente de anos anteriores, estamos cumprindo os 200 dias letivos com louvor, sem nenhum sábado letivo, pois sabemos que nesse dia nossos alunos não comparecem as escolas. Mérito do governo e, principalmente, do professor que se empenhou e entendeu a importância dessa garantia para um ensino de qualidade. Ademais, compreende-se que o dia letivo é aquele em que os alunos ocupam seu tempo em atividades relativas ao desenvolvimento do currículo, na escola ou fora dela (visitas, excursões ou viagens), desde que devidamente planejadas. Dessa forma, podemos considerar o dia 07 de setembro como dia letivo, pois todos os professores trabalharam nesse evento, além de outros projetos que foram desenvolvidos no decorrer do ano em feriados, a exemplo do dia das mães, dia da criança, quando algumas escolas comemoraram no próprio feriado.

O efetivo trabalho escolar pode e deve ser desenvolvido em sala de aula, mas as atividades escolares podem ser realizadas em outros locais adequados a trabalhos teóricos e práticos, a leituras, pesquisas ou atividades em grupo, treinamento e demonstrações, contato com o meio ambiente e com as demais atividades humanas de natureza cultural e artística, visando à plenitude da formação de cada aluno. A atividade escolar, portanto, também se caracterizará por toda e qualquer programação incluída no projeto da escola, sempre com frequência exigível e efetiva orientação, presença e participação de professores. Sabemos que ainda não temos a educação que sonhamos, mas temos certeza que avançamos na melhoria da qualidade da educação em nosso município. Precisamos de parcerias, sugestões, voluntariado, pois unidos “somos mais fortes”.

Rejane Magalhães Miranda Rios-Secretária de Educação

Prefeitura Municipal de Baixa Grande – Minha Cidade, Meu Futuro!

ASCOM – Baixa Grande – BA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem