Na madrugada desta quinta-feira, 24 de agosto de 2017, Antônio Carlos Alves Trindade, conhecido como Têro Têro, que tem problemas mentais, surtou mais uma vez, em Mairi-BA. 

Pela manhã, ele estava nas ruas com uma tesoura na mão. Soellyn, coordenadora do CAPS, ligou para a Polícia Militar informando a situação do mesmo. 

Depois, Têro Têro seguiu para CAPS portanto a tesoura na mão, ameaçando se matar. Soellyn acionou o SAMU-192, para solucionar a situação de emergência psiquiátrica. 

A Polícia Militar de Mairi foi acionada e tentou realizar abordagem de Têro Têro em sua residência, na Rua Santo Antônio, mas o mesmo começou a se furar com a tesoura, na perna direita e ameaçando furar a barriga. A polícia recuou e solicitou apoio da 91ª CIPM de Capim Grosso, com o taser (arma de eletrochoque, que usa para imobilizar momentaneamente uma pessoa). 

Com a chegada das outras viaturas, Têro Têro saiu pelos fundos, sendo imobilizado pela Polícia Militar, através do uso do taser, na Praça da Bandeira. Em seguida, ele foi encaminhado para hospital local, na ambulância do SAMU-192, onde foi atendido e transferido para o Hospital Juliano Moreira, hospital psiquiátrico e de saúde mental, localizado em Salvador.
No grupos de WhatsApp, algumas pessoas criticaram a forma da ação, com 3 viaturas da Polícia Militar, para pegar uma pessoa com problemas mentais. Soellyn explicou que não foi pedido reforço policial. O material especifico, que foi usado, veio de outro município, em outra viatura. 

Segundo Soellyn, foi a melhor solução para conter o mesmo para que ele não se jogasse da cisterna e não se furasse. "Seguimos com a abordagem do paciente em área pública após a saída dele pelos fundos da residência, restringido com todo cuidado e proteção para seu bem, prezando sempre pela proteção do paciente", disse Soellyn.

Mais esclarecimentos de Soellyn

O surto de hoje o identificamos como o uso associado do álcool. Hoje, ele conseguiu acesso a bebida alcoólica, onde a população e os donos de bares deveriam ter mais consciência em não fornecer bebida ao mesmo, sabendo que o álcool altera o humor do paciente e a medicação fica inativa ou alterada.

A ação da equipe do CAPS, SAMU e Policia Militar, foi toda seguindo por protocolo. Peço a compreensão da população que às vezes não entende algumas ações. Estamos aqui para ajudar da melhor forma possível e sempre visando a integridade do paciente e da população .

A equipe de Saúde só pode abordar um paciente psiquiátrico em surto e portanto qualquer tipo de arma, só na presença de policiais. Porque primeiro é a segurança da equipe e depois do paciente. E isso foi realizado com sucesso. O mesmo foi transferido para um hospital psiquiátrico, com solicitação da família, com prontuário em dias e anotações de medicamentos realizados quinzenal, através do CAPS.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem