O Secretário de Educação de Mairi, Nilcelio Sousa, participou do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Fortaleza, Ceará. O evento foi realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e teve como tema “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um”.

Durante quatro dias, o Fórum reuniu cerca de 1.300 participantes entre dirigentes municipais de educação, educadores e convidados de todo o país. As atividades foram divididas entre conferências, palestras, mesas-redondas e salas temáticas, por exemplo.

“Esse fórum concebido como uma espaço-tempo de discussão e formação proporcionou diálogos a respeito de assuntos relevantes às políticas e programas do governos federal, pautando o debate principalmente no Plano Nacional de Educação, os principais desafios para a implementação e para o cumprimento de suas metas, estratégias e a importância das ações intersetoriais”, avaliou Nilcelio.

Apesar disso, o secretário ressalta que “infelizmente as discussões pouco surtirão efeitos práticos diante da atual conjuntura social e política”. Ele destacou os cortes de programas essenciais para a educação pública e lembrou do veto do artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Depois de quatro dias de discussão o governo federal decidiu vetar o artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que incluía entre as prioridades para 2018 o cumprimento das metas previstas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), causando revolta em todos nós, porque é uma conquista histórica, construída com a participação da sociedade civil e a quase totalidade dos educadores”, desabafou.

Veja galeria de imagens:






 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem