Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem o objetivo de reforçar as ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. 

Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

Foi na década de 1980 que o Brasil registrou o maior percentual de fumantes. O primeiro inquérito nacional (Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição, PNSN - 1989) revelou que 32,4% dos brasileiros acima de 15 anos consumiam cigarros ou outros produtos derivados do tabaco". (INCA, 2015).

Além de doenças graves como o câncer de pulmão, brônquios, laringe, fígado e boca, o uso do cigarro pode acarretar também em mau hálito, cáries, impotência sexual nos homens, infertilidade nas mulheres, disgeusia, risco de derrame e infarto, tromboses, aneurismas, varizes e tromboangeíte obliterante, que pode resultar, em casos graves, na amputação de membros.

Evite essa droga! Diga não ao cigarro!

Mundo Novo Transparente.



Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem