As atividades são realizadas pelo NEOJIBA e acontecem nos dias 7 e 8 de agosto

O município de Capim Grosso recebe nos dias 7 e 8 de agosto o projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA. No encontro, alunos e jovens músicos da Filarmônica 09 de Maio e de fanfarras do município e de Caldeirão Grande participam de oficinas de técnica instrumental de metais e percussão. As atividades são gratuitas e acontecem na segunda-feira, dia 7, das 17h às 20h, e na terça, 8, das 14h às 20h, no Conservatório Municipal de Capim Grosso.

As oficinas serão ministradas por jovens multiplicadores do NEOJIBA e integram as comemorações dos 10 anos do programa. Esta é a segunda caravana pedagógica realizada neste ano em Capim Grosso. A primeira aconteceu no mês de maio e reuniu cerca de 50 alunos e jovens músicos.
Um dos participantes foi Janderson Sousa, de 18 anos, percussionista da Filarmônica 09 de Maio e da Fanfarra FAMUCG, de Capim Grosso. “É importante participar e buscar mais aprendizado e informações. Eu aprendi técnicas na oficina passada que me ajudaram muito a aperfeiçoar o meu trabalho na percussão, como práticas de movimento, de tocar, agilidade com as mãos, entre outras”, conta.

Realizado por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, o projeto conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Capim Grosso, tem a parceria da Filarmônica 09 de Maio e Prefeitura Municipal.

Caravanas Pedagógicas

Iniciado em outubro de 2016, o projeto Caravanas Pedagógicas realiza até outubro 2017 um total de 42 visitas técnicas e oficinas pedagógicas com grupos musicais e orquestrais da Bahia, além de 12 apresentações públicas. Todas as atividades contemplam diretamente mais de 1,3 mil crianças, adolescentes e jovens de projetos orquestrais, sediados em 30 municípios do Estado.

O projeto prevê a formação e concertos de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidades da Bahia: Costa doDescobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. Cerca de 500 jovens músicos no interior da Bahia integram as cinco Orquestras Regionais, numa média de 100 por grupo, todos pertencentes a projetos sociais e musicais baianos.

Serviço

Oficinas das Caravanas Pedagógicas

Dia 7 de agosto (segunda-feira), das 17h às 20h

Dia 8 de agosto (terça-feira), das 14h às 20h

Conservatório Municipal de Capim Grosso (Avenida ACM, 374, Centro)

Sobre a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia

É um espaço que reúne diversas entidades que promovem o ensino e a prática musical coletiva como meio para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens na Bahia. Atualmente, são 42 projetos, em 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado. A Rede procura criar ou potencializar ações que atendam à crescente demanda por apoio pedagógico no campo da formação musical e oferece qualificação em gestão e na criação de projetos musicais no interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

-- 

Maria Clara Lima
Assessoria de comunicação

Rede de Projetos Orquestrais da Bahia
NEOJIBA - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem